Flávio Dino diz que governo Bolsonaro deve cumprir leis ambientais

Lideranças políticas, empresariais e ambientais não descartam que o Brasil sofra algumas sanções internacionais por conta do aumento das queimadas e da postura bélica do governo Bolsonaro contra países europeus e ONGs com atuação na preservação da Amazônia. A situação deixa o país na iminência de perder mercado no exterior para os seus produtos, sobretudo do agronegócio.

Flávio Dino - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O anuncio de mineração em terras indígenas, aumento das queimadas, desmatamento desenfreado e a suspensão por parte da Noruega e Alemanha dose recursos doados ao Fundo Amazônia, são alguns fatores que deixaram no colo de Bolsonaro uma crise ambiental de proporção mundial.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aconselha o governo a cumprir as leis ambientais para evitar um caos ainda maior.

“Além da grave questão ambiental, de alta relevância para a humanidade, cumprir as leis na Amazônia significa proteger a economia do Brasil contra sanções internacionais. Nossos produtores precisam dos mercados de outros países e por isso devemos dialogar pelos canais diplomáticos”, aconselhou Dino.

Para o governador, o melhor modo de defender a sagrada soberania nacional é garantir o cumprimento das leis ambientais. “É isso que nos dará autoridade moral perante outros países. E não desnecessárias palavras de prepotência e grosseria”, diz.