Governadores do NE: Privatização pode prejudicar soberania nacional

Os governadores dos estados do Nordeste alertaram que as privatizações anunciadas pelo governo federal, entre elas a dos Correios e da Eletrobrás, podem prejudicar “soberania nacional” e trazer um “retrocesso à integração regional”.

Consórcio Nordeste 1 - Divulgação

“Os governadores dos nove estados do Nordeste se manifestam preocupados com o anúncio feito pela imprensa de privatização de empresas estatais, tendo dado especial atenção aos Correios e Eletrobrás. Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”, diz a carta dos governadores aprovada na reunião.

“Aprovamos um convite a uma reflexão mais cuidadosa e menos açodada quanto à privatização dos Correios, empresa essencial para a integração do Brasil e imprescindível prestadora de serviços em muitos locais”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste aconteceu na quarta-feira (21) em Teresina.

Estavam presentes os governadores Rui Costa (PT-BA), Camilo Santana (PT-CE), Flávio Dino. João Azevedo (PSB-PB), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Belivaldo Chagas (PSD-SE), além dos vice-governadores Luciano Barbosa (MDB-AL) e Luciana Santos (PCdoB-PE).

Entre as principais medidas anunciadas pelo grupo estão a assinatura do “Contrato de Programa”, que deve possibilitar o compartilhamento, entre os estados, de equipamentos e insumos obtidos através das compras coletivas; acelerar o caminho das compras públicas coletivas até o final do mês de agosto e a organização de um documento unificado e detalhado de uma reforma tributária para o Brasil.

O governador do Piauí, Wellington Dias, afirmou que a reunião do grupo acontece num momento muito importante tanto para o Brasil como para a região Nordeste, uma união de esforços que cria o mapa das oportunidades de investimentos. “Esse projeto nos ajuda em apresentações dentro do Brasil, como será amanhã no Fórum ABIDB de Infraestrutura Regional, e também nas oportunidades internacionais”, declarou.

Wellington Dias afirmou que os governadores nordestinos irão em busca de investimentos para projetos da região, nas áreas de infraestrutura e energia.

O governador do Maranhão afirmou que a posição do grupo é “em nome de 13 milhões de desempregados” e de uma economia que “vai caminhar para a queda do PIB [Produto Interno Bruto] pelo sexto ano seguido”. “Queremos mostrar que não confundimos diferenças com uma polarização irracional que atrapalha o país”, disse.

Os governadores criaram um grupo de trabalho para acelerar a realização de compras coletivas de equipamentos e insumos da área da saúde, dentre outros, para conseguir preços mais baixos no mercado. A primeira compra coletiva deverá ocorrer até o final deste mês.