Aurélio Matias lança livro sobre resistência à ditadura no Cariri

O evento acontece na próxima segunda, 19, dentro da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Lançamento do livro Aurélio Matias

O professor Aurélio Matias, historiador e dirigente do Sindicato Apeoc, lançará nesta segunda feira, dia 19, dentro da programação da Bienal Internaciona do Livro do Ceará, seu novo livro: Resistência, Rota de Fuga e Refúgio: o Cariri Cearense na Ditadura Militar. 

 
A obra é uma interpretação sociológica de como se deu o período ditatorial na região sul do Ceará, o autor aborda os aspectos políticos, econômicos da região, e apresenta depoimentos, alguns inéditos, de personagens que resistiram e foram vitimas do arbítrio. É  feita também a analise dos grupos que agiram na região, a AP- Ação Popular e o PCdoB – Partido Comunista do Brasil.  Entre os depoimentos constam falas de Ermengarda Sobreira, Eudoro Santana, Haroldo Lima, José Luís Guedes, Alanir Cardoso, dentre outros.
 
O livro é uma publicação do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP e será apresentado no evento pela médica e professora Helena Serra Azul, presa política durante a ditadura militar.
 
O lançamento, uma promoção INESP e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, acontecerá nesta segunda,  dia 19, às 18h, na XIII Bienal do Livro, na Praça O quinze, no Centro de Eventos do Ceará.
 
Contatos do autor para adquirir a obra: Whatsapp: (88) 988593866 e-mail: [email protected]