Sindicalistas demitidos no Rio de Janeiro recebem apoio de deputados 

Comissão de trabalhadores representando funcionários demitidos e afastados sumariamente, sem justa causa, pela atual diretoria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro(Cedae) foi recebida por deputados estaduais e federais, nesta segunda-feira (12), na  Assembleia Legistaiva (ALERJ)

Rejane defende trabalhadores da CEDAE - Fátima França

Na reunião, acompanhada pelo presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Paulo Sérgio Farias, a comissão denunciou mais uma vez que as dispensas na Cedae foram motivadas por perseguição política, com o objetivo de desmobilizar a base dos trabalhadores que lutam contra o desmonte da companhia para fins de privatização. Todos os demitidos e que tiveram seus contratos de trabalho suspensos são sindicalistas e ocupavam cargos de direção no SINTSAMA – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Participando do encontro, a Deputada Estadual Enf. Rejane (PCdoB), afirmou que em 20 anos como sindicalista, à frente de centrais sindicais, nunca presenciou demissões de dirigentes sindicais por defender sua base juridicamente: "É fundamental defendermos a autonomia e a autoridade do dirigente sindical. Não podemos aceitar isso!".
 
Para a Deputada, é necessário e urgente pautar o debate sobre a privatização da Cedae, que classificou como uma “ponta da avalanche que está por vir”, com a entrega dos ativos que são do povo ao capital privado. Para o enfrentamento, convidou os demais deputados presentes à reunião,os estaduais Martha Rocha e Waldeck Carneiro, e os federais Glauber Braga e Paulo Ramos, a formar uma frente ampla, envolvendo o PCdoB, PT, PSOL e PDT, em defesa das empresas públicas do Rio de Janeiro, de seus trabalhadores e da população do Rio de Janeiro. 
 
A comissão dos trabalhadores do SINTSAMA – CTB volta à Alerj nesta terça-feira para, junto com os deputados estaduais Enfermeira Rejane ( PCdoB), Martha Rocha e Paulo ramos ( PDT), Waldeck Carneiro ( PT) e Glauber Braga ( PSOL) para nova reunião, desta vez com o presidente da Assembléia, deputado André Ceciliano.