Unidade em defesa da Educação: nova direção da UNE toma posse

Apoio e união em defesa da Educação pública foram as palavras de ordem entre representantes de movimentos sociais que compareceram na posse da nova direção da União Nacional dos Estudantes que foram eleitos para a gestão 2019-2021 que realizou seu 57º Congresso em julho deste ano em Brasília-DF. A posse ocorreu na última sexta-feira (9), na Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA), em São Paulo.

Posse da nova gestão da UNE

‘’Em um momento de falta esperança para o povo brasileiro, é pra UNE que as pessoas olham. Nós carregamos essa capacidade nas mãos e nossa luta vai vencer esses tempos obscuros em que vivemos’’, falou o novo presidente da UNE Iago Montalvão ao tomar posse.

Iago é estudante de Economia da USP e graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), um atuante quadro na luta estudantil, filiado e militante do PCdoB. Ele iniciou sua luta política no Grêmio estudantil quando era secundarista. Na universidade ingressou na UJS, sendo eleito diretor de relações institucionais da UNE. Entrou na Universidade de São Paulo (USP), por meio das cotas do Sisu.

Para Iago, mais do que nunca o grande desafio é dar perspectivas não só para a juventude, como também para o povo brasileiro. “A juventude é sempre uma fonte de esperança. E nosso desafio é organizar os estudantes para lutar, ir às ruas, mas também apresentando coisas novas para podemos transformar o nosso país", diz ele.

“A Educação é a nossa principal pauta. Ela aglutina, é ampla, sensibiliza, e sobretudo é um instrumento capaz de transformação social, de retomada do desenvolvimento do nosso país para que a gente possa superar essa crise que o Brasil vive hoje e apresentar perspectivas para o nosso povo”.

No ato de posse compareceram representantes da Fasubra, Sinasef, Marcha Mundial das Mulheres, Oclae, CTB, PTB, Unidade Popular, Consulta Popular, APG da USP, Andes, Andifes, PCdoB, PT, PCB, Ubes, UEE-SP, ANPG. Além do ex-senador Eduardo Suplicy (PT), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (por vídeo) que participaram da solenidade e ecoaram o grito de unidade entre os movimento sociais contra os desmandos do ministro da educação e de todo o governo Bolsonaro.

Iago Montalvão recebe a bandeira da UNE pelas maõs de Jessy Dayane, vice presidenta da entidade da gestão cessante.

‘’Nós sabemos o papel do movimento estudantil na luta pela democracia no Brasil e, juntos, vamos vencer quem quer ferir de morte a educação nesse país. O Brasil necessita da UNE para defender a universidade, a ciência, e também para defender o nosso povo. Estamos juntos nessa luta’’, destacou Orlando Silva.

Adilson Araújo, presidente da CTB, falou da importância da união entre trabalhadores e estudantes. ‘’Está muito claro a necessidade de estarmos unidos. Trabalhadores e estudantes. Temos de nos rebelar e construir um novo projeto de Brasil, uma alternativa a isso que estão nos impondo’’, falou.

Todos às ruas 

O dia 13 de agosto, data em que acontecerá o novo Tsunami pela educação, também foi consenso entre os participantes. Para eles, a resposta ao governo deve ser dada nas ruas.

‘’Temos de dialogar com as ruas, dialogar com as periferias. Todas as entidades de educação estão colocadas nesse projeto de unidade. Vamos às ruas para dizer que não aceitamos a retirada de direitos’’, falou o representante da Fasubra Antônio Alves.

Ao final da cerimônia, um vídeo foi exibido chamando a plateia para a construção do dia 13.

Ao relembrar a reunião com o ministro da educação, o presidente da UNE deixou claro a disposição dos estudantes em lutar por uma universidade plural e com autonomia.

‘’Hoje é nossa posse, mas já estávamos nas ruas antes e continuaremos nesse dia 13. O ministro nos pediu para fazermos adendos ao projeto de educação deles, o Future-se, e nós dizemos que não faremos adendos. Nós queremos derrubar esse projeto e construir uma alternativa que garanta as necessidades de todas e todos estudantes brasileiros’’, falou.