Jandira é a parlamentar da oposição mais influente nas redes sociais 

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da Minoria na Câmara, aparece com destaque no Ranking Semestral FSB Influencia Congresso, divulgado na semana passada pelo Instituto FSB Pesquisa. Entre os cerca de 145 congressistas que fazem oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL), Jandira desponta como a mais influente nas redes sociais.

Por André Cintra

Jandira Feghali nas redes

O levantamento se baseou na atuação de deputados e senadores nas redes de 2 de fevereiro a 17 de julho – o primeiro período legislativo do novo Congresso Nacional. Conforme o ranking, os parlamentares da base governista predominam entre os mais influentes – a lista é encabeçada pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo na Câmara

A oposição tem duas parlamentares entre os dez à frente do ranking. Além de Jandira – que é a sétima colocada entre todos os 594 congressistas atuais –, a deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) aparece na nona posição. Com presença marcante nas principais redes sociais, Jandira tem 1,1 milhão de seguidores no Facebook, 234 mil no Twitter e 228 mil no Instagram.

Metodologia

No primeiro semestre legislativo, o FSBinfluênciaCongresso mapeou 430.770 postagens, que geraram mais de 608,4 milhões de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos). O Facebook concentrou 42,6% dessas publicações – apenas as páginas públicas dos parlamentares foram monitoradas. Já o Twitter respondeu por 32,9% dos posts, enquanto o Instagram representou 24,5%, por meio das “contas business” dos congressistas.

“Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas”, informou o Instituto FSB Pesquisa.