Pesquisa mostra crescimento da impopularidade de Bolsonaro

A avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro cresceu, apontou pesquisa da XP Investimentos em parceria com o instituto Ipespe nesta sexta-feira, que também mostrou que 62% dos entrevistados ouvidos na sondagem são contra a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

O levantamento apontou ainda que a maioria dos ouvintes considerou inadequadas as falas polêmicas de Bolsonaro no último mês e que elas atrapalharam em alguma medida a administração do país.

De acordo com a XP/Ipespe, 38% dos entrevistados avaliaram o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo, ante 35% na pesquisa realizada em julho, enquanto 33% o consideraram ótimo ou bom, ante 34% na sondagem anterior.

O percentual dos que avaliam o governo como regular é de 27%, contra 28% no mês passado, ao passo que 2% não responderam, ante 4%. Todas as variações ocorreram dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3,2 pontos percentuais.

Comentários

A pesquisa mostrou ainda que 62% dos entrevistados são contra a indicação de Eduardo para comandar a embaixada brasileira em Washington, enquanto 29% são a favor, 6% indiferente e 4% não responderam.

De acordo com a pesquisa 55% dos entrevistados consideraram “inadequadas” as declarações do presidente, enquanto 43% as avaliaram como “normais, porque é o jeito dele” e 3% não souberam responder.

Além disso, 44% entendem que seus comentários “atrapalham muito” a administração do país, 28% avaliaram que “atrapalham um pouco”, 26% consideram que não atrapalham e 2% não souberam responder. A pesquisa XP/Ipespe ouviu 1.000 pessoas por telefone entre segunda-feira e quarta-feira desta semana.