Cresce probabilidade de recessão nos EUA

A probabilidade de uma recessão nos Estados Unidos nos próximos 12 meses subiu para 35% em um levantamento realizado em agosto com economistas, em relação aos 31% da consulta anterior, um reflexo da escalada das tensões comerciais que aumentam as incertezas sobre o rumo da economia.

Intervenção do Banco Central não conteve dólar - Foto: Agência Brasil

A taxa de expansão média na maior economia do mundo seria de 2,3% este ano, abaixo do ritmo de 2,5% previsto em uma pesquisa de julho. O PIB deve desacelerar para um ritmo anualizado de 1,8% no terceiro trimestre em relação aos 3,1% nos três primeiros meses do ano e de 2,1% no segundo trimestre. A informação é da Bloomberg.

“As tensões comerciais estão desnecessariamente sacudindo os mercados financeiros, o que poderia desestabilizar uma economia estável”, disse Parul Jain, estrategista-chefe de investimentos da Macrofin Analytics em Wayne, Nova Jersey, em comentários incluídos na pesquisa.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre produtos chineses importados, programadas para entrar em vigor em 1º de setembro, o que derrubou os mercados ação globais.

Economistas anteciparam o próximo corte dos juros pelo Fed de dezembro para setembro e agora esperam uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa de referência, para um intervalo de 1,75% a 2%, na próxima reunião, segundo a pesquisa.

As previsões de crescimento global para 2019 também foram reduzidas, de 3,3% para 3,2%. A pesquisa da Bloomberg foi realizada entre os dias 2 e 7 de agosto.

Trump, voltou a expressar insatisfação com a força do dólar, dizendo que a taxa de juros do Federal Reserve está prejudicando os fabricantes norte-americanos.

“O alto nível de taxa de juros do Fed, em comparação com outros países, está mantendo o dólar elevado, dificultando que nossos grandes fabricantes como Caterpillar, Boeing, John Deere, nossas montadoras e outros possam competir em igualdade de condições”, disse ele em uma série de publicações no Twitter.

O presidente há meses vem exigindo que o chairman do Fed, Jerome Powell, e as autoridades do banco central reduzam a taxa de juros para sustentar a economia dos EUA.

Na semana passada, as autoridades do Fed reduziram a taxa de juros pela primeira vez desde 2008.