CNTM, a mais antiga confederação metalúrgica do País, completa 31 anos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) celebrou, nesta segunda-feira (5), seu 31º aniversário. Filiada à Força Sindical, a entidade congrega importantes e atuantes sindicatos e federações que, juntos, representam mais de 1,1 milhão de trabalhadores metalúrgicos em todo o Brasil.

CNTM

Miguel Torres, presidente da CNTM, da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, lembra que a entidade foi fundada no mesmo ano da promulgação da Constituição Brasileira de 1988, em uma época de redemocratização do País e de definição de importantes direitos constitucionais, que hoje, infelizmente, estão sendo atacados.

“Ao longo destes 31 anos de existência, a CNTM tem tido expressiva participação nas ações do movimento sindical unificado. Uma importante conquista deste ano de 2019 foi a ação da Confederação no STF que, por 10 votos a 1, suspendeu a norma que admitia que trabalhadoras grávidas e lactantes desempenhassem atividades insalubres. Foi uma primeira grande derrota da reforma trabalhista, um exemplo de que para a classe trabalhadora só a luta faz a lei”, lembra Miguel Torres.

Neste mês de agosto, a CNTM estará ao lado do movimento sindical na luta contra os retrocessos do governo Jair Bolsonaro (PSL). De 5 a 12 de agosto, as entidades voltam a intensificar a mobilização em defesa das aposentadorias, em busca de mais assinaturas para o abaixo-assinado contra a reforma da Previdência Social. A pressão é para que, no segundo turno da votação na Câmara Federal, os deputados não votem a favor de uma proposta que mantém privilégios e prejudica os trabalhadores e outras camadas sociais mais vulneráveis.

Outra bandeira de luta da CNTM é o apoio à grande mobilização de 13 de agosto, pela Educação, pela Previdência, pelo emprego e pelas reivindicações das trabalhadoras rurais (Marcha das Margaridas).