Senador Randolfe: Bolsonaro quer esconder desmatamento na Amazônia

O líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que vai entrar com uma ação na Justiça Federal de Brasília contra a demissão pelo presidente Jair Bolsonaro de Ricardo Galvão do comando do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Senador Randolfe Rodrigues - Beto Barata/Agência Senado

“A Rede Sustentabilidade vai mover uma ação de descumprimento de preceito fundamental e eu pessoalmente vou mover uma Ação Popular na Justiça Federal de Brasília”, disse ao Congresso em Foco. Na opinião de Randolfe a exoneração de Ricardo Galvão do Inpe é para esconder o desmatamento.

“Se trata de mais um ato autoritário do senhor presidente da República. Inconformado com a realidade da ampliação do desmatamento da Amazônia, que me parece ser uma das metas de seu governo e da constatação do fato, resolve mascarar a verdade exonerando alguém que tem mandato”, disse Randolfe.

No dia 21 de julho, Bolsonaro criticou o Inpe e declarou que os dados sobre desmatamento são mentirosos e fazem “campanha contra o Brasil”. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Ricardo Galvão desmentiu Bolsonaro e disse que ele “é um covarde”.

Em seguida, Marcos Pontes convocou Galvão para prestar esclarecimentos sobre as declarações dadas à imprensa, por isso, a demissão já era esperada para a sexta-feira (2). O Ministério de Ciência e Tecnologia ainda não se manifestou oficialmente sobre a reunião entre Pontes e Galvão e nem sobre a demissão do diretor do Inpe.