Mais Médicos: Cuba critica “submissão” de Bolsonaro a Trump 

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, acusou Jair Bolsonaro de mentir sobre os programas médicos da ilha e criticou o que chamou de submissão do brasileiro à gestão de seu novo aliado, Donald Trump. "O presidente Bolsonaro volta a mentir. Vergonhosa a sua submissão aos Estados Unidos", publicou o governante cubano no Twitter.

Diaz-Canel

"Suas calúnias vulgares contra Cuba e o programa Mais Médicos nunca conseguirão enganar o povo irmão brasileiro, que conhece bem a nobreza e humanidade da cooperação médica cubana", assinalou Díaz-Canel.

"Bolsonaro reconhece ser racista, sexista, homofóbico e admirador da ditadura militar. Deveria cuidar da corrupção em sua família, seu governo e seu sistema de justiça. Respeite Cuba e seus profissionais de saúde, que fizeram mais pelos brasileiros do que vocês", disse, por sua vez, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

O programa "Mais Médicos", lançado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, foi implantado por meio de um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que incluía médicos cubanos. Havana abandono o projeto em novembro de 2018, quando Bolsonaro, então presidente eleito, quis interferir nos termos do programa só para prejudicar o governo cubano.

Cerca de 8 mil cubanos participaram do Mais Médicos. A aprovação dos usuários ao programa era superior a 90%.

Com informações da AFP