Manifestantes protestam contra agressão a índios no Amapá

Movimento indígena e apoiadores de organizações polítcias e sociais convocaram agenda de mobilizações contra a política posta em prática pelo governo Bolsonar.

Amapá INdios - Foto: Renato Atayde

No final da tarde de domingo (28),  centenas de manifestantes de diversos movimentos sociais reuniram-se na Praça Floriano Peixoto, no centro de Macapá, capital do Amapá, para manifestar repúdio às agressões praticadas por garimpeiros e se solidarizar com os índios Waiãpis, além de  denunciar a conduta conivente do governo Bolsonaro.

Com a palavra de ordem "Amyra Waiãpi, Presente!" repetida diversas vezes, os manifestantes responsabilizaram o governo Bolsonaro pelo desmonte da política indigenista, que leva ao desrespeito às tribos, com invasões de terras e até assassinatos.

O ato que iniciou com a mística Mandala da Vida, tendo lembrado o nome de vários ativistas mortos, gritados, encerrou com o Padre Paulo, cantando Mercedes Sosa, e lembrando que a luta é sempre pela vida.

“O presidente Bolsonaro não respeita os povos índigenas! Nenhum direito a menos!”, afirmou Kutanan Apalay durante o ato.

No ato foram aprovadas duas moções: uma em solidariedade aos indígenas e outra denunciando o Governo Federal. Houve também aprovação de reunião para organizar um evento maior, com a participação de representações políticas, artísticas e dos índios Waiãpis.