Sem categoria

Ancine sob Bolsonaro libera captação para filme sobre… Bolsonaro

A Ancine (Agência Nacional do Cinema), agora sob tutela ideológica do governo Jair Bolsonaro (PSL), autorizou a captação de R$ 530 mil para a produção de um projeto bem familiar à gestão: um documentário que vai abordar, justamente, a eleição de Bolsonaro à Presidência em 2018. Sob direção do cineasta Josias Teófilo, o filme se chamará Nem Tudo se Desfaz – Como 20 Centavos Iniciaram uma Revolução Conservadora.

Filme Bolsonaro

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de maio. Leia a íntegra. O projeto do documentário foi registrado inicialmente na Ancine como Sinfonia Nº 2 e poderá captar o valor com base no artigo 1º A da Lei do Audiovisual (Fomento Indireto), que permite patrocínio à produção de obras audiovisuais brasileiras independentes. Os valores investidos pelas empresas serão deduzidos do Imposto de Renda.

“Vale lembrar que essa aprovação não significa que a Ancine está aportando recursos no projeto. Ela representa somente um reconhecimento de que ele reúne as condições para buscar recursos junto a empresas e instituições no mercado”, disse a Ancine em nota ao UOL. Segundo a agência, o documentário ainda não captou nada do valor autorizado.

A questão central é que, nos filmes que o próprio Bolsonaro considerou imorais, a Ancine também não aportou recursos. Diante das especulações, o próprio diretor, acuado, foi às redes sociais para se justificar: “Não é sobre Bolsonaro, mas sobre as causas da eleição de Bolsonaro, que, na narrativa do filme, remontam a 2013”, tergiversou.

Com informações do Poder 360