China prepara modernização do seu Exército

Gigante socialista apresentou seus planos de construir um Exército moderno e tecnologicamente avançado, em resposta aos propósitos dos Estados Unidos de desestabilização da segurança mundioal.

China

A publicação do “livro branco da Defesa”, de acordo com a Agence France-Presse, oferece um vislumbre das orientações do Exército Popular de Libertação (ELP) e dos objetivos de Pequim.

“A rivalidade estratégica global está crescendo”, diz o documento, observando que os Estados Unidos ajustaram suas estratégias de segurança e defesa e adotaram “ações unilaterais”.

Washington “provocou e intensificou a rivalidade entre os principais países, aumentou significativamente (seus) gastos com defesa, exigiu capacidades adicionais nas áreas nuclear, espacial, de defesa cibernética e de mísseis, e minou a estabilidade estratégica global”.

Reunificação

A publicação deste documento acontece em um momento de tensões nas relações entre Pequim e Washington, provocadas pela Casa Branca. Os dois países estão envolvidos em uma guerra comercial desde 2018 e estão em desacordo sobre o Mar da China Meridional.

A China defende sua soberania instalando armamentos em suas ilhas, enquanto os Estados Unidos, com suas políticas intervencionistas e expansionistas, dizem essas ações ameaçam a segurança na região.

O ELP deseja fortalecer seu arsenal tecnológico e ressalta que “ainda está muito atrás dos principais Exércitos do mundo”.

O “livro branco” também comenta as ações separatistas no Tibete (oeste) e em Xinjiang (noroeste). Mostra-se ainda mais firme sobre Taiwan, ilha alvo de constantes intrigas promovidas pela Casa Branca. “A China deve ser e será reunificada”, diz o documento.