Itália terá geve geral dos transportes

Estão marcadas greves gerais dos serviços de trem, ônibus, metrô, balsa, táxi e avião em várias cidades do país para os próximos dias 24, 25 e 26.

Alitália

A paralisação começará na quarta-feira (24), com os trens, portos, ônibus, metrôs e carros de aluguel. A greve durará um dia. Já na sexta-feira (26), será a vez do setor aéreo cruzar os braços, coincidindo com uma outra manifestação de 24 horas agendada pelos funcionários da Alitalia. A informação é da agência Ansa.

O país é um dos mais afetados pelas políticas de "austeridade", o processo de ataques aos direitos sociais para ajustar as contas do Estado às regras do pagamento de dívidas ao setor financeiro. 

As paralisações ocorrem em um momento em que os italianos saem de férias para aproveitar o fim das aulas e o verão no Hemisfério Norte.

Ameaças

Além disso, a Itália costuma receber um grande fluxo de turistas nos meses de julho e agosto por conta do período de férias na Europa.

A entidade que representa os consumidores na Itália, a Codacons, já se antecipou dizendo ver como abuso a decisão dos sindicatos de transporte de convocarem a greve.

A Codadons também ameaçou denunciar os sindicatos por “violência privada”.