UnB diz que pode fechar as portas, se cortes não forem revertidos

A atual gestão da Universidade de Brasília (UnB) teme pela manutenção da instituição a partir do próximo ano, com risco de cortes de contratos, suspensões de obras e desabastecimento dos laboratórios.

UNB

Com uma crise financeira agravada pelo bloqueio de R$ 48,5 milhões imposto pelo governo federal, no início de 2019, a direção não vê soluções imediatas no novo programa do Ministério da Educação (MEC), apresentado na quarta-feira (17/07/2019).

“Future-se, como o próprio nome diz, é para o futuro. Precisamos do desbloqueio das verbas para hoje”, declarou o chefe de gabinete da Reitoria da UnB, Paulo Cesar Marques, nesta sexta-feira (19/07/2019), ao site Metrópoles.

Segundo Marques, são vários os problemas sentidos pela universidade. Ao todo, 56% do orçamento previsto para investimento e 30% do reservado para a manutenção dos campi estão retidos. “Agora, já não temos mais de onde cortar. Desde 2017, estamos fazendo vários ajustes com corte e renegociação de contratos. Na prática, houve demissão de terceirizados“, conta.