China exorta EUA a pararem de pressionar Irã

A China exortou os EUA a pararem com suas condutas erradas de colocar pressão máxima sobre o Irã e a trabalharem para resolver a questão nuclear iraniana através de medidas políticas e diplomáticas, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, nesta terça-feira (17).

Geng Shuang

A manutenção do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês), conhecido também como o acordo nuclear do Irã, foi um tema importante de uma reunião do Conselho de Assuntos Exteriores da União Europeia (UE), realizada em Bruxelas na segunda-feira.

A Alta Representante da UE para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, disse que o JCPOA é viável e que não há planos alternativos, e que a UE deve se comprometer a manter e implementar o acordo, exigindo que o Irã continue com a sua implementação total.

Ao ser instado a comentar sobre este fato, Geng Shuang disse numa coletiva de imprensa que os EUA, sendo o iniciador das tensões correntes, devem encarar as preocupações da maioria da comunidade internacional, abandonar suas ações erradas de impor pressão máxima sobre o Irã, parar de tentar impedir a implementação do acordo e criar condições para uma resolução política e diplomática para a questão nuclear iraniana.

Notando que a reunião enviou um sinal claro sobre a posição da UE, Geng reiterou que a implementação completa e efetiva do JCPOA é a única forma prática e efetiva de resolver a questão nuclear iraniana e aliviar as tensões.

Os problemas relacionados com a implementação do acordo pelo Irã devem ser resolvidos através do mecanismo de Comissão Conjunta do JCPOA, disse o porta-voz, acrescentando que garantir um equilíbrio entre direitos e obrigações definidas no JCPOA é vital para manter o acordo.


Fonte: Agência Xinhua