UNE divulga resoluções aprovadas no 57º Conune

O 57º Conune, realizado de 10 a 14 de julho, em Brasília, apontou resoluções importantes para o próximo período. Resoluções de educação, conjuntura, movimento estudantil, moções consensuais e a Carta de Brasília apontam os rumos da entidade agora com o goiano Iago Montalvão na presidência.

(Foto: Divulgação)

Na Carta de Brasília, um chamado para o próximo tsunami da educação mostra a combatividade da UNE. No próximo dia 13 de agosto, os estudantes estarão novamente nas ruas de todo o país para dizer não aos cortes e defender a educação pública e de qualidade para todos e todas.

”Entendemos que a educação pra além de ser um setor essencial para a formação do nosso povo e a superação de desigualdades, deve ser também a principal ferramenta para tirar nosso país da crise. Por isso seguiremos nas ruas, no terceiro dia nacional em defesa da educação em 13 de agosto, contra o governo Bolsonaro e seus ataques, lutando por mais investimentos e pela valorização das nossas universidades, escolas, da Ciência e Tecnologia, por mais emprego e aposentadoria digna”, diz o documento.

Na resolução de educação, os estudantes defendem a luta pela continuidade da popularização do ensino superior. Na de conjuntura, compreende que a UNE dos tempos atuais precisa disputar espaço nas redes sociais e jogar peso na comunicação baseada nas experiências do Cuca, com arte e luta. Ainda há 13 moções aprovadas, como a que rechaça as disciplinas online obrigatórias e a que sai em defesa do povo venezuelano.

Confira e baixe os documentos: