Em mobilização no Recife, centrais denunciam ameaças à aposentadoria 

Na sexta-feira, 12 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno o texto da “reforma” da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro, que aprofunda ainda mais a perda de direitos – iniciada com a reforma trabalhista de Temer – de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, que veem ameaçada uma aposentadoria que possa lhes garantir uma vida minimamente decente na velhice.  

Professores de Chã Grande dão exemplo de coragem e mobilização - Divulgação

Para alertar a população sobre os riscos a que está exposta, as centrais sindicais, entre as quais a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, e os movimentos sociais ocuparam na sexta-feira (12) as ruas de centenas de cidades brasileiras para denunciar as perversidades que estão sendo urdidas por parlamentares da base do governo contra os interesses do povo. No Recife, a ocupação aconteceu em frente à estação do metrô Centro, local de grande fluxo de pessoas.

Segundo Hemilton Beserra, presidente da CTB-Pernambuco, a mobilização visou dialogar com trabalhadores, estudantes e a população em geral sobre o que estava ocorrendo em Brasília (DF), naquele momento, tanto no plenário da Câmara dos Deputados, como na área externa do Parlamento, onde centenas de manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência em votação na Casa.

“Mesmo tendo sido aprovada em primeiro turno a reação e a luta dos trabalhadores continuará para que nós possamos derrotá-la na votação em segundo turno, na Câmara, como também, depois, no Senado. A reação, bem como a denúncia dos deputados de Pernambuco que votaram favoravelmente à reforma previdenciária, que acaba com a Previdência aqui no Brasil, deve ser feita permanentemente”, destaca o sindicalista.

Hemilton Beserra disse ainda que as centrais sindicais realizarão mobilizações como esta em todo o país durante todo o processo de tramitação e, posteriormente, à votação dessa proposta. “Nós vamos continuar na luta, nas ruas, denunciando o fim das aposentadorias, que irá aumentar a miséria de nosso povo e a diminuição da proteção social em um momento de crise”, completou.

Também presentes à mobilização José Semente, do Sintepe-Pernambuco; Madalena Margarida, vice-presidenta da CUT-PE; Nelsão, secretário geral da UGT-PE; Gélio Gomes, do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco; Herbert Beserra, da CTB-PE, entre outras lideranças e militantes.

Assista ao vídeo e compartilhe com seus contatos. O vídeo é uma produção da Secretaria de Comunicação do PCdoB-PE.

Do Recife, Audicéa Rodrigues.