Sem reforma, futuro do euro é sombrio, diz Josef Stiglitz

O futuro do euro é sombrio, a menos que a Europa faça mais para ajudar os países-membros que enfrentam uma situação econômica adversa, disse o economista ganhador do Prêmio Nobel, Joseph Stiglitz, segundo a agência de notícias Reuters.

Joseph Stiglitz

Em um trecho de um comentário sobre seu livro "Freefall", publicado pelo Sunday Telegraph, o ex-economista-chefe do Banco Mundial também disse que é apenas uma questão de tempo até que a Espanha seja atacada por especuladores.

"A zona do euro precisa de uma melhor cooperação econômica, não apenas do tipo que apenas reforça as regras do orçamento, mas uma cooperação que também garante que … quando os países experimentam situações adversas, eles recebem ajuda de outros", escreveu ele.

"A Europa criou um fundo de solidariedade para ajudar a entrada de novos membros na UE (…) mas não criou um fundo de solidariedade para ajudar qualquer parte da zona do euro que enfrenta uma crise, sem este fundo, as perspectivas do euro no futuro eles são sombrios ", disse ele.

Stiglitz também disse que os cortes nos gastos que a Espanha deve fazer vão piorar o desemprego, que já é de cerca de 20%, e desacelerar a economia, deixando poucas melhorias à vista para sua situação fiscal.

"A Espanha pode estar entrando no tipo de espiral de morte que afligiu a Argentina há apenas uma década", disse Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2001.

"Somente quando a Argentina terminou sua taxa de câmbio fixa em relação ao dólar começou a crescer e o déficit foi reduzido, agora, a Espanha não foi atacada por especuladores, mas isso só poderia ser uma questão de tempo", disse ele.