Foro de S. Paulo: “Lava Jato trabalha também no cenário internacional”

Diante da revelação de que o ex-juiz Sérgio Moro e a equipe da Lava Jato tentaram influir de forma ilegal no ambiente político de um país vizinho, a Secretária-Executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente, publicou, neste domingo (7), a nota que reproduzimos abaixo.

Moro

A Secretaria Executiva do Foro de São Paulo expressa sua profunda rejeição às ações tornadas públicas pelo The Intercept Brasil, em conjunto com o jornal Folha de São Paulo, sobre a tentativa de interferência dos promotores da Lava Jato, junto com o ex-juiz Sérgio Moro, nos assuntos internos da Venezuela, buscando agravar a situação do país.

A possibilidade de participação da ex-procuradora-geral venezuelana, Luisa Ortega Díaz, se confirmada, demonstra um ato de total ilegalidade, desde que, exilada no Brasil, não poderia cooperar com uma equipe do Ministério Público Brasileiro Federal – MPF -.

Da mesma forma, a possível participação do escritório brasileiro da ONG Transparência Internacional em todo o processo pode ser questionada, superando sua competência original ao coordenar com o MPF a interferência nos assuntos internos de outro país.

Se esses fatos forem verdadeiros, estaremos diante de um ato de cooperação internacional ilegal, que desconsiderou o princípio da não intervenção nos assuntos internos de outros países, previsto na Constituição Brasileira, além de em todas as leis internacionais.

São atos que mais uma vez mostram que a equipe de Lava Jato e o ex-juiz Moro trabalham politicamente não só no Brasil, mas também no cenário internacional, buscando desestabilizar e interferir na soberania dos povos.

Juntos no Fórum de São Paulo, continuaremos lutando pela verdade em nossa região.


Monica Valente

Secretária executiva

Fórum São Paulo