Prestes a fechar, fábrica americana manipula trabalhadores na Bahia 

Anunciado do início do mês, o fechamento da planta da empresa norte-americana Latapack-Ball em Simões Filho (BA) caiu como um golpe para os trabalhadores da fábrica. Além de terem sido surpreendidos com a notícia, os funcionários da Latapack continuam sem informações sobre os prazos e os termos das demissões. O Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho tenta dialogar com a empresa, que, no entanto, se nega a conversar e segue manipulando os trabalhadores.

Latapack

Fundada em 1880 nos Estados Unidos, a Latapack-Ball fabrica embalagens de bebidas, alimentos, utensílios domésticos e cuidado pessoal. A centenária empresa chegou ao Brasil em 1987, instalando-se em duas unidades: em Jacareí, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo; e no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (BA). A unidade baiana também se especializou na produção de tampas.

A Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) se solidarizou com os funcionários da Latapack-Ball e se pôs à disposição do Sindicato dos Metalúrgicos. “De acordo com as primeiras informações obtidas, a Latapack-Ball pretende manter o emprego somente dos cipeiros e daqueles que estão prestes a se aposentar. A empresa manteria esses profissionais até outubro, com o propósito de desmontar o maquinário, que será enviado a outro país”, informa a Fitmetal, em nota assinada por sua diretoria executiva.

Confira abaixo a nota da Fitmetal:

Nota de Solidariedade aos trabalhadores da Latapack-Ball, na Bahia

A Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMETAL) vem a público para manifestar sua solidariedade aos trabalhadores/as da empresa Latapack-Ball, localizada na cidade de Simões Filho, na Bahia, que anunciou nesta segunda-feira (1º) o fim de suas atividades.

Ao mesmo tempo em que se solidariza à categoria, a FITMETAL também denuncia a postura da empresa, que se nega a dialogar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho para tratar da rescisão que será paga a seus funcionários/as, bem como até quando as instalações seguirão funcionando.

De acordo com as primeiras informações obtidas, a Latapack-Ball pretende manter o emprego somente dos cipeiros e daqueles que estão prestes a se aposentar. A empresa manteria esses profissionais até outubro, com o propósito de desmontar o maquinário, que será enviado a outro país.

A Latapack-Ball é uma Joint Venture entre o Grupo PIN (Latapack S/A) e a norte-americana Ball Corporation, tradicional fabricante de embalagens desde 1880 e líder do mercado norte-americano em latas de alumínio para bebidas. A empresa nasceu com a fábrica de latas de Jacareí (SP), inaugurada em fevereiro de 1997, num terreno de 135 mil m², sendo mais de 40 mil m² de área construída. Atualmente essa planta produz latas 350ml, 473ml e 500ml. A planta de tampas entrou em produção meses depois, em agosto de 1997, em Simões Filho (BA).

A FITMETAL se coloca à disposição da categoria e do Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho para tentar minimizar os efeitos das demissões, assim como para acompanhar todo o processo de pagamento de rescisões dos funcionários da empresa.

Direção Executiva da Fitmetal
São Paulo, 2 de julho de 2019