NOTA EM DEFESA DO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO NORDESTE

 

Augusta Brito

É com enorme preocupação que acompanho as notícias veiculadas na imprensa e confirmadas por artistas de todo o Estado do Ceará acerca do cancelamento da programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN) e a demissão de funcionários da instituição.

O Centro Cultural Banco do Nordeste é um espaço fundamental para o fomento da arte em suas diversas linguagens e a projeção de artistas locais. Desde a inauguração do primeiro equipamento, na cidade de Fortaleza em 1998, e depois com o início das atividades na Região do Cariri, em 2006, na cidade de Juazeiro do Norte, o CCBN se consolidou como uma importante referência para a população da Região Nordeste na oferta de uma programação artística gratuita e acessível.

Não por acaso, a notícia do cancelamento da sua programação e o afastamento de funcionários causaram grande apreensão entre os artistas, colaboradores e usuários do equipamento cultural.
Neste sentido, no âmbito da Assembleia Legislativa do Ceará, subscrevemos o requerimento do deputado Elmano Freitas para a realização de uma audiência pública, no dia 10 de julho de 2019, às 15h00, com a finalidade de debater o corte de recursos e a interrupção da programação cultural do CCBN.

Desde já, manifesto minha solidariedade aos artistas e produtores que tiveram suas apresentações canceladas, assim como aos funcionários da instituição. Por fim, reitero minha posição em defesa deste equipamento cultural que tantas alegrias traz para o povo nordestino.