Maior aumento de cobertura da atenção primária da história do ES!

O secretário Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esteve em Brasília para participar do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Durante o evento, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, assinou termo de ampliação de recursos da cobertura da Estratégia Saúde da Família 2019, voltadas para ações de prevenção e promoção da saúde. O encontro teve início nessa segunda-feira (2) e segue até esta sexta-feira (5).

Atenção Primaria de Saúde no ES

 Claudio Machado*

Serão credenciadas 9.987 equipes de serviços de atenção primária da saúde, em todo o Brasil. No Espírito Santo serão 1.992 novas equipes ou serviços de Atenção Primária, que atenderão a 63 municípios, com 1.243 agentes comunitários de Saúde, 389 equipes de Saúde da Família, 355 equipes de Saúde Bucal, um Centro Especializado em Odontologia e quatro Laboratórios de Próteses Dentárias. 

Maior aumento de cobertura da atenção primária da história do Espírito Santo! O Espírito Santo sairá da 6ª pior cobertura do Brasil para disputar, no primeiro ano de gestão, a 3° ou a 2° melhor colocação do País!”, disse o secretário Nésio Fernandes.

De acordo com as portarias de nº 1.536, nº 1.551 e nº 1.670 do Ministério da Saúde, todas de 1º de julho de 2019, nessa primeira etapa foram contemplados os seguintes municípios capixabas com a ampliação da Atenção Primária: Águia Branca, Atílio Vivacqua, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Iconha, Irupi, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Valério, Vila Velha.