Oposição quer saber se Moro mandou PF investigar Glenn Greenwald

Antes de ter início a audiência com o ministro da Justiça, Sergio Moro, para tratar dos vazamentos de mensagens entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, o site O Antagonista publicou nota informando que a PF pediu ao Coaf um relatório das atividades financeiras do jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, responsável pela publicação das mensagens que abalaram a credibilidade do “super-juiz”.

Por Christiane Peres, do PCdoB na Câmara

Moro CCJ - Richard Silva/PCdoB na Câmara

A notícia repercutiu na reunião. Autor de um dos requerimentos que gerou o convite do ministro da Justiça, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) cobrou explicações.

“Se isso é fato, precisamos de respostas. Não é dessa maneira que se contesta eventuais problemas havidos com a imprensa”, afirmou o vice-líder do PCdoB na Câmara.

Moro, no entanto, se furtou de responder o questionamento.

Para a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), colocar a Polícia Federal para acionar o Coaf sobre movimentações financeiras de Glenn “é aparelhamento do Estado para perseguição política”.

Até o momento, a assessoria de comunicação da PF não confirmou a existência da investigação. O departamento afirmou ainda que se houver investigação, ela é sigilosa e não poderia ser confirmada. O site O Antagonista, no entanto, é conhecido por atuar como porta-voz da Lava Jato e do ex-juiz federal Sergio Moro e muitas vezes foi usado para gerar informações favoráveis à operação e ao ministro.

Segundo o site, Glenn Greenwald só será investigado caso haja algum “indício” de encomenda de um suposto hackeamento que teria dado origem às reportagens da Vaza Jato, que expôs conversas comprometedoras do ex-juiz federal e de membros do MPF.

Em sua conta no Twitter, Glenn Greenwald insinuou o ministro da Justiça e Jair Bolsonaro estão abusando do poder para retaliar as reportagens divulgadas sobre conversas ilegais do ex-juiz com procuradores da Lava Jato.

“De acordo com um site de direita, muitas vezes citado por Sergio Moro e usado por promotores corruptos para vazamentos, a Polícia Federal – que Moro controla – solicitou formalmente uma investigação sobre as minhas finanças. Eles não estão nem mesmo escondendo seu abuso de poder para retaliar contra jornalistas”, disse Glenn.