Assembleia da OEA: Quatro países rejeitam delegados de Guaidó

Na primeira sessão plenária da OEA em Medellín, nesta quarta-feira (26), os representantes da Bolívia, México, Nicarágua e Uruguai expressaram sua oposição à presença, na Assembleia Geral da organização, de delegados de Juan Guaidó, o cada vez mais desmoralizado “presidente” autoproclamado da Venezuela.

ASSEMBLEIA DA OEA

O representante do Uruguai inclusive abandonou a Assembleia, acusando a OEA de desrespeitar suas próprias normas.

“A partir dessa situação que desnuda um esvaziamento progressivo e sistemático da institucionalidade e das normas dessa organização, o Uruguai se retirará desta Assembleia“, disse o subsecretário de Relações Exteriores do país platino, Ariel Bergamino.

Um dos objetivos do Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, nesta Assembleia, que será encerrada na sexta-feira, é aumentar a pressão contra Nicolás Maduro em favor de Guaidó, mas a subserviência aos ditames de Washington vem produzindo um desgaste cada vez maior para Almagro e para a OEA, entidade que Fidel Castro alcunhava de Ministério das Colônias dos EUA.

A Venezuela formalizou o pedido de saída da OEA em abril de 2017, o que foi concretizado em abril de 2019, passados os dois anos necessários à conclusão do processo.

Da Redação com informações de RN Noticias