China critica protecionismo e pede que G20 apoie multilateralismo 

A China deseja que a próxima cúpula do G20 em Osaka, Japão, envie um forte sinal de apoio ao multilateralismo e de oposição ao unilateralismo, declarou na terça-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. Segundo reportagens, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) emitiram seus relatórios na segunda-feira, expressando apreensão sobre o atual panorama econômico global.

China

Os relatórios apontaram que as medidas restritivas impostas pelos membros do G20 e também as tensões comerciais entre eles aumentarão as incertezas em relação ao crescimento econômico mundial. Sobre isso, o porta-voz Geng Shuang disse que a instabilidade e as incertezas sobre a economia global se deram principalmente devido às tensões comerciais que resultaram em práticas unilaterais, protecionistas e de bullying.

Geng disse que a China sempre defendeu o livre comércio e a salvaguarda do sistema comercial multilateral baseado em regras. "A China, como vítima de múltiplas restrições comerciais, sempre acaba na linha de frente de oposição às práticas unilaterais, protecionistas e de bullying."

Os chineses estão prontos para buscar um consenso e soluções com os membros do G20 na cúpula em Osaka para promover o crescimento comercial global, avançar o desenvolvimento econômico mundial, melhorar a governança global e lidar com os riscos e desafios, disse o porta-voz. "A China deseja que a cúpula em Osaka envie um forte sinal de apoio ao multilateralismo e de oposição ao unilateralismo, suporte a abertura, a inclusividade e a oposição ao protecionismo, assim como a cooperação mutuamente benéfica e a oposição ao bullying", disse Geng.

Fonte: Xinhua