Xi Jinping visitará pela primeira vez a Coreia Popular

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente chinês, fará uma visita de Estado à República Popular Democrática da Coreia (RPDC) nos dias 20 e 21 de junho, a convite de Kim Jong Un, presidente do Partido do Trabalho da Coreia e presidente da Comissão dos Assuntos de Estado da RPDC.

China Coreia

Kim Jong Un e o presidente chinês Xi Jinping caminhando na praia em Dalian, China, em 8 de maio de 2018 / Foto: Yonhap

Esta será a primeira visita do mais alto líder do PCCh e chefe de estado da China à RPDC em 14 anos, e também a primeira visita do secretário-geral Xi ao país desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012, revelou Song Tao, chefe do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, ao informar a imprensa nesta segunda-feira (17) sobre a iminente visita.

Tendo em visita este importante acontecimento, a agência Xinhua selecionou algumas declarações do presidente chinês sobre as relações China-RPDC.

Sobre os laços bilaterais

– “O PCCh e o governo chinês dão grande importância às relações China-RPDC, este é um princípio ao qual a China adere inabalavelmente”.

– “O lado chinês apoia o povo da RPDC na exploração de uma via de desenvolvimento adaptada às suas condições nacionais sob a liderança de Kim, e espera que a RPDC tenha um futuro promissor em todos seus esforços”.

– Classificando a China e a RPDC como vizinhos amistosos ligados por montanhas e rios, Xi disse que ele dá grande importância à amizade tradicional e às relações cooperativas China-RPDC.

– Xi disse que ele e Kim atingiram importantes consensos sobre o desenvolvimento das relações entre os partidos e entre os países na nova era durante suas quatro reuniões desde 2018.

– “A visita do camarada presidente Kim Jong Un à China no início de 2019, por ocasião do 70º aniversário do estabelecimento da relação diplomática China-RPDC, incorporou totalmente a grande importância que o camarada presidente dá à amizade tradicional dos dois países e a amizade do camarada presidente com o PCCh e o povo chinês”.

– “Eu estou disposto a trabalhar de mãos dadas com o camarada presidente Kim Jong Un para promover as relações China-RPDC a um desenvolvimento de longo prazo, saudável e sólido para beneficiar ambos os países e os dois povos e para impulsionar a paz e a segurança regionais”.

Sobre a Península Coreana

– “A solução política da questão da península enfrenta uma oportunidade histórica rara”.

– “A China apoiará como sempre a melhora das relações intercoreanas e facilitará a reconciliação e cooperação entre os dois lados”.

– “A China está pronta para trabalhar com a RPDC e as partes relacionadas para desempenhar um papel positivo e construtivo na manutenção da paz e estabilidade e realização da desnuclearização da península, assim como na manutenção da paz e estabilidade duradouras na região”.

– “A China apoia a adesão contínua da RPDC à direção da desnuclearização na península, apoia a melhora contínua das relações intercoreanas, apoia a RPDC e os Estados Unidos a realizarem cúpulas e alcançarem resultados, e apoia as partes relacionadas a resolverem suas respectivas preocupações legítimas através do diálogo”.

Fonte: Agência Xinhua