Cuba avança na proteção a crianças e adolescentes

Bloqueio dos EUA não impede desenvolvimento da política de progresso sociial do país.  

Cuba

Apesar das restrições derivadas do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba, a ilha avança hoje nos programas de proteção dos meninos, meninas e adolescentes. Assim explicou a representante permanente alternada de Cuba à ONU, Ana Silvia Rodríguez, na sessão anual da junta executiva do Fundo de Nações Unidas para a Infância (Unicef), no dia 11 de junho. A informação é da agência cubana de notícias Prensa Latina.

Ainda que o cerco norte-americano viu-se reforçado com a recente ativação do Título III da Lei Helms-Burton, meu país continua avançando na implementação da Agenda 2030 e a proteção de sua população, especialmente, os mais jovens, destacou. A diplomata também fez referência aos direitos dos meninos, meninas e adolescentes consagrados na nova Constituição da República de Cuba, aprovada em 10 de abril de 2019.

Rodríguez referiu-se também aos resultados positivos do programa de Unicef na ilha, cujos objetivos estão de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de Cuba até 2030. Cuba reafirmou seu apoio ao trabalho de Unicef, uma agência de Nações Unidas comprometida com a implementação da Agenda 2030 e a promoção do bem-estar das crianças do mundo, particularmente, aqueles que ainda vivem na pobreza extrema.