Encontro de Bases em Fortaleza discute atuação do PCdoB na capital

O Comitê Municipal do PCdoB Fortaleza realizou no último sábado, 08 de junho, o Encontro de Bases do PCdoB Fortaleza. A iniciativa, realizada anualmente, reúne a militância comunista da capital cearense para discutir, com afinco, a política de bases que estrutura o Partido. A edição deste ano aconteceu, pela primeira vez, no Auditório Messias Pontes, na sede do Comitê Estadual.

Encontro de Bases do PCdoB Fortaleza 2019
Neste ano, além do objetivo principal de discutir a atuação do Partido na capital por meio de suas bases, o PCdoB Fortaleza colocou também em pauta a disputa eleitoral municipal de 2020. A avaliação do Comitê Municipal é a de que o cenário da disputa já está se definindo; portanto, o PCdoB deve estar organizado, forte e combativo para mais um pleito, no qual é imprescindível crescer a intervenção das e dos comunistas no Executivo e no Legislativo da capital cearense.
 
Conjuntura nacional
 
O convidado especial para fazer a análise de conjuntura nacional, que deu abertura ao Encontro de Bases, foi o membro do Comitê Central Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas. O ex-presidente do PCdoB Ceará destacou a importância das bases, principalmente agora em que as discussões sobre política são travadas em todos os ambientes: no bairro, nos locais de estudo, de trabalho e nos diversos grupos de pessoas organizadas ou não. Patinhas frisou que as bases precisam discutir a realidade concreta do seu lugar de atuação, pois isso faz parte da ideologia marxista-leninista que segue o PCdoB.
 
Os ataques aos direitos sociais, mas principalmente a Reforma da Previdência e o desmonte da Educação pública, ambos defendidos pelo Governo Bolsonaro, são assuntos que desafiam as bases do PCdoB a ter uma atuação mais ainda de massa, de mais diálogo com a classe trabalhadora. "A base deve ser protagonista na luta em defesa da democracia e dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores", ratificou Patinhas.
 
Muitas falas manifestaram preocupação com as desempregadas e os desempregados, cujo número tem aumentado no país. Esse contingente de pessoas tem sido atraído para trabalhos extremamente precários e com poucos ou nenhum direitos trabalhistas.
 
Participação efetiva da militância
 
A Secretaria de Organização do Comitê Municipal registrou a presença de 46 camaradas, de 28 bases distintas. Entre inscrições e informes, 30 camaradas fizeram uso da fala. Uma novidade utilizada no Encontro, foi o sorteio de perguntas acerca do funcionamento e dos desafios para as bases no momento contemporâneo, em que camaradas eram sorteadas e sorteados para responder.
 
Campanha de Estruturação Partidária Elias Ferreira Lima
 
Anualmente, o PCdoB lança campanhas de filiação e estruturação partidária, a fim não apenas de conquistar novas filiadas e novos filiados, mas de apresentar o PCdoB e sua história para o povo brasileiro. Este ano, em Fortaleza, lançou-se a "Campanha de Estruturação Partidária Elias Ferreira Lima", em homenagem ao histórico militante, que também era membro do Comitê Municipal do PCdoB Fortaleza. A campanha irá até a Conferência Municipal do PCdoB Fortaleza, prevista para 05 de outubro deste ano. Durante esse período, as bases deverão realizar atividades diversas que atinjam os objetivos da campanha.
 
Projeto Eleitoral Municipal do PCdoB Fortaleza
 
O PCdoB Fortaleza terá chapa própria para vereadoras e vereadores em 2020. Para isso, deveremos apresentar 65 nomes de candidatas e candidatos, das mais diversas bases e segmentos em que nossa militância se organiza. O Partido fez questão de ressaltar a participação política das mulheres comunistas, que a cada eleição cresce quantitativa e qualitativamente.
 
Na pauta, ainda, discutiu-se a possibilidade de o PCdoB apresentar postulante para o cargo de prefeita ou prefeito. O Partido não encerrou a discussão, mas ficou o indicativo para as bases discutirem também acerca do debate posto. Com isso, o PCdoB terá oportunidade de apresentar seus quadros à quinta maior capital do país e a sua capacidade de iniciar um profundo processo revolucionário na cidade e também em todo o país.