Venezuela adotará o rublo em transações com a Rússia

O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, informou nesta sexta-feira sobre a criação de um mecanismo de comércio em rublos com a Rússia. Disse a autoridade venezuelana à agência de notícias russa Sputnik.

Notas de rublo, moeda russa - randômica - Diário da Rússia

O vice-presidente venezuelano, fez afirmação no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), ressaltando que Caracas está considerando todas as possibilidades de aumentar sua cooperação com a companhia russa de petróleo Rosneft.

Da mesma forma, o vice-presidente venezuelano anunciou em breve que uma delegação russa visitará Caracas para “avaliar projetos conjuntos” em diferentes setores da economia.

Venezuela sofre uma crise econômica mais ampla, como resultado das sanções impostas pelos Estados Unidos, que só tem aumentado desde a auto-proclamação da oposição Juan Guaidó, chefe da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela com desprezo, como presidente “encarregado” do país

Caracas acredita que sanções ao país Bolivariano fazem parte da “estratégia fracassada” da Casa Branca para orquestrar um golpe e derrubar o presidente legítimo da Venezuela, Nicolás Maduro Moros. Também os considera um “crime contra a humanidade”, porque eles estão tendo um impacto negativo diretamente para população.

Diante dessa crise, a Rússia tem sido um protagonista ao reiterar seu apoio econômico e militar ao governo de Caracas, e ambos os países anunciaram seu plano para eliminar o dólar de transações bilaterais.