Nésio Fernandes, defende o SUS na Conferência Estadual de Saúde

 O Secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, foi um dos palestrantes e abordou a “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O secretário enfatizou que a saúde pública é um direito de todos e que defender o SUS é defender um projeto de nação, é defender a democracia.

Conferência Estadual de Saúde-ES - 2019

Claudio Machado*

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Estadual de Saúde é organizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES) e é um espaço de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada por meio de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde no Estado e propor melhorias.

A Conferência foi realizada no Sesc da cidade de Guarapari, de 29 de maio à 01 de junho. Para facilitar a participação do secretário e outros membros da equipe de gestão da Secretaria de Estado da Saúde, o funcionamento do gabinete foi transferido temporariamente para o local do evento, tornando possível que a equipe participasse dos debates em torno de temas de grande pertinência para a política de saúde pública em âmbito estadual e nacional, ao mesmo tempo que tornou possível o atendimento a conselheiros e participantes.

Nésio disse que o SUS foi fruto de uma luta ousada dos trabalhadores e do povo brasileiro e que o espaço da Conferência se faz importante para reafirmar a defesa dos princípios da universalidade, integralidade e equidade. E para defender estes princípios afirmou que o controle social também precisa ser universal, saber dialogar com todos para poder acumular força e construir convergências e movimentos concretos.

Ao final, o secretário pontuou que como gestor, precisa ser útil para poder instrumentalizar todos àqueles que “topam fazer um grande pacto em defesa do SUS”.

A coordenadora do Programa de pós-graduação em Direito na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Elda Coelho de Azevedo, que compôs a mesa como debatedora, destacou em sua fala que “me enche de esperança a presença de um secretário que faz o discurso do SUS numa tentativa de implementação de políticas possíveis de pavimentar uma estrada que nos leve aos ideais da Reforma Sanitária”.

Também esteve presente na Conferência como palestrante, Paulo Octávio Ocké Ribeiro, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que abordou sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”, tema que teve como debatedora Viviane Rocha de Luiz, assessora técnica do Colegiado de Secretários Estaduais de Saúde (Conass). Segundo Paulo Otávio, esse tema torna-se um assunto central, tendo em vista a atual conjuntura histórica brasileira, que permitiu a aprovação da Emenda Constitucional 95, conhecida como teto de gastos públicos que, na prática, nega o SUS e sucateia o sistema.