Bobô lança petição pública pela manutenção das políticas de esporte

Mobilizar o País, atletas, ex-atletas e todos que veem o esporte como ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento econômico é o principal objetivo do Movimento Unidos Pelo Esporte, lançado no dia 27 de maio pelo deputado estadual Bobô (PCdoB-BA), ex-atleta e ex-gestor da Sudesb (Superintendência dos Desportos da Bahia).

A ideia é colher mais de 1 milhão de assinaturas no Brasil para que o Congresso Nacional e o Governo Federal garantam a manutenção das políticas e programas sociais na área do esporte, como o Segundo Tempo, PELC, Bolsa Atleta e o Bolsa Pódio.

Com o fim do Ministério do Esporte, a pasta foi alocada no Ministério da Cidadania, diminuindo seu status para Secretaria Especial do Esporte. De acordo com a divulgação da pasta, as despesas autorizadas para 2019 foram reduzidas de forma significativa, o que compromete a continuidade de vários programas importantes.

“Pior que o fim do Ministério, é o fim das políticas públicas. É importante avaliar os impactos negativos para os nossos jovens, que poderão ser mais facilmente atraídos para os caminhos da violência e da criminalidade, além do desestímulo ao estudo. E no caso de adultos e idosos, que perderão a possibilidade de combater algumas doenças, como estresse e depressão”, afirma Bobô.

O parlamentar defende que o esporte, além do seu potencial como ferramenta de transformação social, tem uma função econômica relevante para o país. “Os programas Pelc e Segundo Tempo ampliam a oportunidade de acesso à prática esportiva para a população. Os Programas Bolsa Atleta e Bolsa Pódio, fortalecem o esporte de alto rendimento e beneficiam importantes atletas”, concluiu.

O Movimento Unidos pelo Esporte convida a sociedade para assinatura da petição pública, com a certeza de que a prática esportiva pode ajudar a melhorar o Brasil e a vida de milhões de brasileiros.

O endereço da petição: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR112254

Fonte: Ascom/ Bobô