Fundação Maurício Grabois-PE promove debate sobre crise na Educação 

A Fundação Maurício Grabois – Seção Pernambuco e a Adufepe – Associação dos Docentes da UFPE promovem nesta terça-feira (4), a partir das 17h, o debate Educação e Ciência em Crise. O evento será transmitido ao vivo diretamente do Auditório Paulo Rosas, da Adufepe, via Facebook (Facebook.com/Adufepe-Sindicato).  

Fundação Maurício Grabois-PE promove debate sobre crise na Educação - Divulgação

Na pauta, os cortes das bolsas de estudo da Capes e as estratégias de enfrentamento ao desmonte da Educação e das universidades públicas pelo governo Bolsonaro.

Atuarão como debatedores, o professor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o membro do Conselho Técnico-Científico e representante do Conselho Superior da Capes e professor de Relações Internacionais da PUC-Rio e da UFRJ, Luís Fernandes; e o diretor de Relações Internacionais da Universidade de Pernambuco (UPE), o historiador Karl Schurster.

“Esse debate é fundamental neste momento, pois a universidade está sob ataque do governo e é declarada como inimiga. Quando cortaram 30% do orçamento das universidades e institutos federais, sofremos um duro golpe contra a ciência e a tecnologia”, disse o professor José Luiz Alves, presidente da Fundação Maurício Grabois – Pernambuco.

Para o presidente da Adufepe, professor Edeson Siqueira, a programação apresenta grandes nomes para defender com competência a geração de conhecimento universitário.

"Estamos reunindo autênticos representantes da Ciência e Tecnologia, com experiências exitosas na área, para discutir o tema num momento de descontinuidade da educação pública. Ciência e Tecnologia são vitais para o desenvolvimento do país”, destacou o dirigente sindical.

Do Recife, Audicéa Rodrigues com informações da Adufepe.