PCdoB do Recife forma militância para a ação política e partidária 

Pelo quarto ano consecutivo, o Comitê Municipal do PCdoB do Recife realizou entre os meses de maio e junho deste ano mais um Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo (CIM) – Nível I. O ciclo de estudos tem como objetivo a formação da militância comunista para a ação política em conformidade com as bases teóricas e ideológicas; o projeto estratégico; e a orientação tática do partido, buscando, com isso, fortalecer o trabalho partidário e consolidar as atividades da Escola Nacional João Amazonas. 

Luciano destaca papel do CIM na formação política dos comunistas - Divulgação

A conclusão do curso aconteceu sábado (1º) em evento realizado no Auditório Marcelo de Medeiros, do Comitê Estadual de Pernambuco. A pauta da reunião incluiu debate sobre gênero, raça e a luta pelo socialismo; palestra/aulão sobre Partido e Conjuntura, a cargo do presidente do CE, Marcelino Granja, além da entrega de certificados de participação.

Para a secretária de Formação do PCdoB do Recife, Inamara Mélo, “a avaliação é positiva. Das 63 pessoas inscritas, 43 completaram a carga horária exigida. Para facilitar a frequência, cada módulo do curso, Filosofia; Estado e Classe; Economia; Socialismo; e Partido, foi repetido três vezes. As aulas foram ministradas sempre aos sábados, e o aluno pode montar a própria grade de estudos, de acordo com sua disponibilidade de tempo”, destacou a dirigente.

Enfrentar os desafios

Para o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira, “a realização do curso por si mesma é um êxito importante, contribui para a inadiável tarefa de elevar o nível teórico, político e ideológico da militância, frente à atual conjuntura de enormes e urgentes desafios. O curso que hoje se concluiu e a palestra do nosso presidente do CE sublinham a dimensão da luta de classes no terreno das ideais na atualidade na qual deve estar envolvido, nos diversos níveis, todo o coletivo militante”, destacou.

Segundo ainda o dirigente comunista, “a intervenção de Marcelino, concisa, mas focada em questões fundamentais de natureza teórica e política, esclarece e mobiliza os quadros e militantes do partido e pauta o debate entre nós. Evidente, que traduz as resoluções tomadas coletivamente pelos nossos órgãos dirigentes, mas tem o traço característico próprio do expositor”, afirmou.


O presidente do Comitê Estadual do PCdoB-PE, Marcelino Granja, fala para a plateia formada por participantes do CIM (Divulgação)

Luciano destacou alguns aspectos abordados pelo presidente do PCdoB-PE em sua intervenção sobre as quais, segundo o vice-prefeito, cabe estudar e debater: “a natureza revolucionária da transição do capitalismo ao socialismo; o caminho próprio e original que o PC da China experimenta (com êxito); a conquista da hegemonia no Estado (alterando sua natureza de classe) como ponto de partida da transição ao socialismo e o reflexo dessa questão na atual conjuntura brasileira; a absoluta necessidade de afirmação da identidade partidária comunista pela via da competente execução da sua linha política”.

Ele citou ainda os seguintes aspectos levantados pelo presidente do PCdoB-PE: “os embaraços que se interpõem à consecução da frente política e social ampla e plural indispensável ao enfrentamento exitoso da extrema direita dominante no Brasil hoje; a urgência de superação (mesmo parcial) da dispersão do movimento sindical; a natureza dos vínculos dos comunistas com as massas; o fortalecimento dos comitês municipais e das organizações de base mediante campanhas que mobilizem nosso povo (como a defesa da Previdência pública e do sistema educacional público), associadas aos problemas específicos de cada lugar ou categoria; bem como a abordagem revolucionária das lutas identitárias”.

Do Recife, Audicéa Rodrigues