Cid Gomes diz que corte de recursos já está prejudicando universidades

Em audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, na última sexta-feira (31), o senador Cid Gomes (PDT-CE) disse que o percentual de cortes de verbas das universidades chega a 30% dos valores repassados para custeio e investimento das instituições, o que já está inviabilizando o funcionamento das instituições.

Cid Gomes - Divulgação

“Isso compromete já agora o funcionamento das universidades, por isso é importante que a gente se mobilize”, afirmou o senador.

Cid Gomes reforçou a importância de continuar a mobilização, não só nos parlamentos, mas com toda a população, especialmente na comunidade escolar.

“Não é cortando da educação que a gente vai conseguir resolver os problemas do presente e com certeza vamos comprometer o futuro. Estamos tratando de gerações, a maioria filhos de trabalhadores, que estão tendo a oportunidade de frequentar uma universidade”, ressaltou.

Cid voltou a defender o orçamento impositivo, que faça uma previsão de receita mais condizente com a realidade e defina as despesas que deverão obrigatoriamente ser cumpridas. “O orçamento impositivo evitará que esses contingenciamentos sejam feitos por meio de decreto presidencial, como foi feito agora com os recursos da educação”, finalizou.