Trump defende Brexit e apoia extremistas de direita britânicos

Presidente dos EUA chega à Inglaterra cinco dias antes da já anunciada renúncia de Theresa May, atual primeira-ministra britânica que deve deixar o cargo na próxima sexta-feira.

gg

Donald Trump desembarca nesta segunda-feira, 3, em uma visita oficial ao Reino Unido e durante a viagem deve se encontrar com May e também com apoiadores extremistas do Brexit, como Boris Johnson, que liderou o movimento separatista em 2016 e agora é um dos mais cotados para assumir a cadeira número um do parlamento.

Às vésperas da visita, Trump deu entrevista ao jornal britânico Sunday Times e disse que caso o país não consiga o acordo de saída ideal com a União Europeia (UE), deve ignorar a dívida de 50 bilhões de dólares que possui com o bloco se retirar sem nenhum acordo. “Se você não consegue o acordo que quer, então vá embora”, disse Trump, declarando, ainda, que “não pagaria os US$ 50 bilhões” devidos à UE caso não haja um consenso para a separação.

Desde 2016, May vem tentando, sem sucesso, negociar um acordo de divórcio com a UE. Com todos eles recusados pelo parlamento e com a queda da primeira-ministra, a hipótese de uma retirada abrupta não está descartada, já que o novo prazo para o Brexit é 31 de outubro.

Extremistas

Trump também elogiou os apoiadores mais extremistas da separação. Falando sobre Nigel Farage, líder do partido do Brexit que acaba de derrotar o Partido Conservador ― de May ― e a oposição Trabalhista nas eleições para o Parlamento Europeu, afirmou que o extremista de direita deveria ter sido incluído nas negociações com a EU. “Gosto muito do Nigel. Ele tem muito a contribuir”, disse.

Outro pró-Brexit que recebeu elogios de Trump foi Boris Johnson, um dos nomes mais fortes dentre os 13 que tentam ocupar a cadeira de May. Ao portal The Sun, o presidente disse acreditar que Johnson seria um “excelente” primeiro-ministro.

Além de ter sido o primeiro político britânico a cumprimentar Trump por sua eleição em 2016, Johnson apoiou sua campanha à Casa Branca. Hoje, Trump deve ser recepcionado pela rainha Elizabeth II. Até quarta-feira, ele também deve se reunir com Boris e Nigel.

Com agências