Capital e interior, serra e litoral: no RJ, o #30M foi maior 

Na última quinta-feira (30) o Brasil novamente se mobilizou em defesa da Educação Pública e contra os contigenciamentos anunciados pelo governo Bolsonaro, considerado inimigo da Educação. A chamada do ato era "#30M vai ser maior", em alusão às manifestações com a mesma pauta que levaram milhões às ruas no dia 15 de maio. De acordo com as imagens e relatos de diversos municípios do Rio de Janeiro, é possível concluir que, ao menos por aqui, de fato, o #30M foi maior.

Avenida Rio Branco

*Atualizado às 18h59 para correção de informação sobre o ato em Volta Redonda. Publicação original: 15h57.

O ato na capital iluminou a avenida Rio Branco de resistência. Há estimativas de que cerca de 150 mil pessoas participaram da mobilização que contou com a participação de diversos municípios da Região Metropolitana, incluindo Leste Fluminense e Baixada. Saindo da Candelária até a Cinelânida, havia um carro de som no meio do ato, organizado pelo PCdoB, que serviu de palco da democracia.

As palavras de ordem sugeridas por quem estava na rua eram reforçadas pelos microfones e todo mundo que quis falar teve espaço. Falaram lideranças indígenas, LGBT, sindicais, falaram estudantes que nunca haviam participado de manifestação antes, representantes do IBGE defendendo o Censo 2020, parlamentares de diferentes partidos, e se apresentaram também artistas de rua, com poderosas poesias em tom de resistência!

Ao final da passeata estava o carro de som das entidades estudantis, que conduziram e deram o tom do ato. UNE, UBES, ANPG, UEE-RJ, UEES e diversos DCEs e CAs, enfim, o movimento estudantil, foi o grande protagonista da manifestação. Veja algumas das imagens:

       
 Foto: Luana Bonone  Foto: Pedro Rocha    Foto: Pedro Rocha

 

No norte fluminense houve mobilizações em Campos, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana, onde até rap denunciando o ódio de Bolsonaro contra a Educação fez parte da manifestação repleta de jovens. Confira as imagens, na ordem das cidades citadas:

À esquerda, fotos de Campos dos Goytacazes. Abaixo, fotos de Macaé e de BomJesus do Itabapoana, respectivamente

 

A região serrana contou com um potente ato em Petrópolis, em que o professor de História e ex-presidente da UNE Daniel Iliescu deu o recado:
 

E ainda teve mobilização no sul  fluminense! Em Resende os manifestantes levaram faixas e cartazes para chamar a atenção de motoristas e transeuntes e em Volta Redonda o ato foi bastante cheio, fazendo jus à importância da data!

Confira as imagens de Resende e Volta Redonda:

Volta Redonda:

O dia 30 foi maior e ainda mais animado que o dia 15. Agora é hora de construir a #GreveGeral, dia 14 de junho. Todos juntos, novamente, na resistência, ampliando cada vez mais as mobilizações em defesa do Brasil.

 

Do Rio de Janeiro, Luana Bonone