Ocupação israelense cerceia escolarização das crianças palestinas

Hebron, na Cisjordânia, é uma cidade dividida em duas partes. 80% do território está sob controle palestino, a chamada área H1. 20% da cidade está sob controle israelense, a chamada área H2, onde 40 mil palestinos vivem ao lado de 800 colonos israelenses sob a proteção de 650 militares.

hh

Para irem à escola, cerca de 4.200 estudantes palestinos em Hebron são obrigados a passar por postos de controle.

Hebron é a única cidade palestina onde os colonatos israelenses se encontram dentro da cidade. Áreas inteiras controladas pelos israelenses foram fechadas. A rua Shuhada, onde antes ficava um animado mercado, é hoje uma "zona estéril". Apesar de viverem nessa parte da cidade, os palestinos não podem circular à vontade.

Para os habitantes da área H2 em Hebron, a vida cotidiana é difícil. Pode haver um ataque a qualquer momento. Os colonos podem usar gás pimenta. Podem atacar com tanques e podem atacar as crianças.

As autoridades israelenses prendem frequentemente menores, em volta e dentro das escolas. Atualmente, cerca de duzentas crianças estão detidas nas prisões israelenses, vinte e uma são oriundas de Hebron. O Centro de Informação Israelense para os direitos humanos nos territórios ocupados critica as ações do exército.

"Para o exército israelense, a questão dos menores é uma forma de gerir a ocupação. Todos os aspetos da vida dos palestinos estão expostos ao conflito. Tudo depende das decisões arbitrárias dos israelenses", criticou Hagai El-Ad, diretor da organização.

As informações são da Euronews