Sucessora de Angela Merkel atribui fracasso a Youtubers

Annegret Kramp-Karrenbauer criou polêmica na Alemanha ao entrar em guerra com o mundo internauta.

ff

Depois das eleições europeias, a sucessora de Merkel nos destinos da CDU, atribuiu a responsabilidade pelo pior resultado da história do partido aos Youtubers.

Tudo começou quando, nas vésperas das eleições, o youtuber alemão Rezo apelou ao voto em partidos alternativos acusando a União Democrata-Cristã de nada fazer para resolver a crise climática. Um vídeo que, só nesse dia, teve mais de 10 milhões de visualizações.

Liberdade de opinião e expressão para uns, "manipulação eleitoral" para Karrenbauer. A líder da CDU recorreu ao Twitter para explicar que o que defende são regras para a internet. Uma posição que não encontrou eco nas restantes forças partidárias.

Também através do Twitter, o líder do Partido Democrático Liberal defendeu que é necessário haver mais debates abertos, também nas redes sociais. À esquerda se fez ouvir a condenação de Kramp-Karrenbauer pelo que consideram ser um ataque sem precedentes à liberdade de expressão.

Com uma base eleitoral forte acima dos 60 anos, a CDU e os partidos tradicionais têm sentido dificuldade em atrair os mais jovens. Ao contrário dos Verdes, que nas últimas eleições para o Parlamento Europeu se assumiram como a segunda força política, muito impulsionados pelo eleitorado abaixo dos 25 anos.

As informações são da Euronews