Orlando Silva diz que massacre em Manaus é uma indignidade

O massacre envolvendo dezenas de mortos em quatro unidades prisionais de Manaus deixou todo o país perplexo e revelou mais uma vez a situação crítica do sistema carcerário brasileiro. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) classificou a situação como uma atrocidade.

massacre em manaus - Sandro Pereira/Reuters

Ele aproveitou para criticar o chamado pacote anticrime apresentado ao Congresso Nacional pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

“Mais familiares em desespero pranteando filhos, maridos, pais. É uma enorme indignidade. E tem gente que acha que a solução para combater o crime organizado é aumentar o número de presos”, disse

Especialista apontam que o massacre é uma continuação da guerra entre membros de facções criminosas. Assim como aconteceu em 2017, não se descarta a possibilidade de conflitos acontecerem em outros presídios do país.

Por pedido do deputado Alberto Neto (PRB-AM), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados deve enviar na próxima sexta, dia 31, uma missão oficial de visita a presídios do Amazonas.

A missão é em caráter de urgência e inicialmente vai ver as condições carcerárias no Complexo Penitenciário Anisio Jobim (Compaj) e no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

“Essa visita é importantíssima para sabermos como está a situação real dentro dos presídios. Essas mortes demonstram que a situação é caótica e que ultrapassa os muros das prisões. Precisamos agir em conjunto para restabelecer a ordem”, afirmou.