Cuba recebe apoio da UE contra sanções dos EUA

Matéria da agência de notícias Lusa informa que a Alta Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa recebeu, em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, num encontro que serviu para reforçar a cooperação e condenar o agravamento das sanções pelos Estados Unidos.

gg

Na reunião, segundo a Lusa, que ocorreu em Bruxelas, a Alta Representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini, e o ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez, "lamentaram a decisão dos Estados Unidos".

"Tanto a UE como Cuba acreditam que a aplicação extraterritorial da lei é contrária ao direito internacional", vincam os dois responsáveis num comunicado conjunto divulgado após o encontro, dando conta de que foram acordados "próximos passos" sobre esta questão, sem precisar.

Em causa está a ativação, pela primeira vez em mais de 20 anos os capítulos III e IV da lei Helms-Burton, aprovada pelos Estados Unidos em 1996.

A crise política e economia da Venezuela foi um dos pontos da reunião entre Federica Mogherini e Bruno Rodríguez.

No comunicado conjunto, os dois responsáveis sublinham a "necessidade urgente de promover uma solução pacífica e democrática" para a Venezuela.

A reunião serviu, ainda, para "reforçar" a parceria entre a UE e Cuba, com os dois responsáveis a manifestarem "satisfação pelo progresso", ao mesmo tempo que foram discutidos os preparativos para a próxima cimeira UE-Cuba, agendada para setembro.