Cuba participa da posse de presidente da África do Sul

Amizade entre Cuba e a África do Sul tem raízes muito profundas

Do Granma e da Prensa Latina

ff

Vice-presidente cubano, Salvador Valdés Mesa participou no sábado (26) da posse do recém-eleito presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, Salvador Valdés Mesa, participou no sábado, 26 de maio, da posse do recém-eleito presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Valdés Mesa, que fez uma visita oficial a esse país, cumprimentou Ramaphosa e transmitiu seus melhores desejos a ele na administração governamental.

Em seu relato na rede social Twitter, o primeiro vice-presidente cubano lembrou que ambas as nações celebraram o primeiro quarto de século de relações diplomáticas coincidentes em 25 de maio com o Dia da África.

De acordo com a agência de notícias Prensa Latina, em seu discurso inaugural, Ramaphosa abordou os principais desafios enfrentados por seu país e reiterou sua vontade de lutar contra a pobreza, criar empregos e acabar com a desigualdade. “Este é o momento decisivo para a jovem democracia sul-africana”, disse.

O presidente sul-africano agradeceu a Cuba sua contribuição fundamental na luta contra o apartheid e sua colaboração em diferentes esferas.

Durante uma reunião com o primeiro vice-presidente de Cuba, ele destacou em particular o labor que realizam os médicos da ilha caribenha nesta nação de África Austral.

O Primeiro Vice-presidente, por sua vez, expressou o reconhecimento pelo respaldo de África do Sul a Cuba em sua luta contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro mantido por Estados Unidos contra a ilha durante quase 60 anos.

No encontro, segundo informou-se, destacou-se a coincidência das duas partes em não só manter o excelente nível das relacione sina nas incrementar e impulsionar os vínculos comerciais.

Ramaphosa e Valdés Mesa trocaram opiniões sobre a situação em América Latina e África e do atual contexto internacional, de acordo ao informado.

O chefe de Estado sul-africano agradeceu o convite do Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz Canel, de visitar Cuba, o qual disse o honraria.

Ramaphosa aproveitou a ocasião para enviar cumprimentos afectuosos ao primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, e ao presidente Díaz Canel.

Durante a jornada, Valdés Mesa, quem viajou a África do Sul à frente de uma delegação oficial convidada à cerimônia de juramentación de Ramaphosa como Presidente, reuniu-se também com a ministra da Presidência Nkosozana Dlamini Zuma e com dirigentes do Partido Comunista de África do Sul. 

Assim mesmo, Valdés Mesa sustentou um encontro com a comunidade de cubanos residentes em África do Sul, a quem explicou o trabalho do governo da ilha no meio da agudización da política agressiva do governo estadounidense depois da decisão do presidente Donald Trump de ativar o capítulo III da lei Helms-Burton.

O visitante recebeu as boas-vindas por parte de Cristina Florez, presidenta da Associação de Cubanos Residentes em África do Sul, quem agradeceu-lhe a oportunidade de conhecer sobre a realidade e ações que se levam a cabo em seu país nestes momentos difíceis.

O dirigente cubano ofereceu um panorama detalhado sobre os labores priorizadas do governo da ilha no contexto da situação mundial atual, em particular com a adoção de medidas na produção de alimentos e a segurança do país.

A delegação encabeçada por Valdés Mesa, que integram também a vice-ministra de Relações Exteriores Ana Teresita González e o assessor do ministro das Forças Armadas Arnaldo Tamayo, viaja em visita oficial ao reino de Eswatini convidada pelo rei Mswati III. O giro pela África prossegue na Etiópia.