Jandira Feghali destaca legado de João Amazonas

Em razão do aniversário da morte do grande líder comunista, João Amazonas, que completa 17 anos nesta segunda-feira (27), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ressalvou a vida marcante do fundador e presidente de honra do seu partido que nasceu em primeiro de janeiro de 1912 e morreu aos 90 anos no dia 27 de maio de 2002.

João Amazonas

“Homem revolucionário, vindo das terras do Norte do Pará, homem do povo, que se forjou uma grande referência do movimento internacional e também do Brasil”, disse Jandira.

A parlamentar ressalta que o “grande intelectual marxista nunca transigiu os princípios, com grande flexibilidade tática enfrentou os momentos mais adversos que o Brasil viveu e que o movimento comunista viveu nos grandes embates ideológicos”.

Sobre o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Jandira afirmou que João Amazonas “conseguiu construir um grande partido no Brasil, no seu sentido maior, ideológico, firme”.

Ela comentou que além de tudo, “João Amazonas era um homem bem-humorado, afável, afetuoso, que conseguiu construir conosco uma grande corrente emancipacionista do movimento feminista”.
“João Amazonas foi constituinte de 1946, homem firme, dos grandes discursos, das grandes ações. João construiu cada momento da história pela liberdade”.

Segundo Jandira, o líder comunista esteve presente em momentos históricos desde 1935, recordando também da construção da “Frente Brasil Popular com Luiz Inácio Lula da Silva”. Ele desapareceu fisicamente, mas suas ideias, o seu legado está aí até hoje. Viva João Amazonas!, completou Jandira.

Confira o vídeo de homenagem: