Trabalhadores da Educação voltam às ruas no dia 30 de maio

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), em unidade com as entidades estudantis, orienta, mais uma vez, à participação dos trabalhadores nos atos do próximo dia 30 em defesa da Educação, contra a reforma e rumo à greve geral. "Por educação e aposentadoria, trabalhadores e estudantes voltarão às ruas dia 30", diz o comunicado da entidade.

Brasilia, manifestação dia 15 de maio - Foto: CUT

A CNTE anuncia, em nota, que está "trabalhando para mobilizar a base de trabalhadores e trabalhadoras da educação para voltar às ruas, junto com os estudantes, no próximo dia 30, Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação e Contra a Reforma da Previdência". 

No texto, a entidade critica medidas do governo Bolsonaro que afetam drasticamente a Educação brasileira. "Na educação, o ministro Abraham Weintraub anunciou no início deste mês um corte de 30% nas verbas de custeio de escolas e universidades da educação infantil até a pós-graduação, que afeta drasticamente escolas e universidades que podem ficar sem recursos até para pagar a conta de luz".

No mesmo tom, a CNTE critica a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro que "no mundo do trabalho", que "acaba" com o "direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, em especial os mais pobres", diz o texto.

"A PEC acaba com o direito à aposentadoria por tempo de contribuição, institui a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, além de aumentar o tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos e altera as regras especiais de trabalhadores e trabalhadoras rurais e professores, praticamente inviabilizando a aposentadoria dessas categorias. Além disso, a PEC propõe a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), de um salário mínimo (R$ 998,00) para R$ 400,00 reais e o fim do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para quem ganha mais de um salário mínimo."

Para o presidente da entidade, Heleno Araujo, todos os alunos da educação básica, universitária e profissional e também a classe trabalhadora devem estar juntos nas ruas no dia 30 e construir, de forma unificada, a greve geral do dia 14 de junho para revogar os cortes de verbas da educação e enterrar de vez a reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

“No dia 30, a classe trabalhadora vai ocupar as ruas junto com a juventude para, mais uma vez, protestar contra os cortes da educação e contra o fim da aposentadoria. Precisamos barrar de vez estas maldades contra a classe trabalhadora e os estudantes”, afirmou Heleno.

Agenda

Segundo a CNTE, já tem manifestações marcadas pelos estudantes para o dia 30 em 13 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Belém, Recife, Manaus, Natal e São Luis.

"Já os trabalhadores e trabalhadoras da educação no Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Piauí estão se reunindo com outras frentes para organizar os atos no dia 30".

Bandeiras de luta

Em nota no site da CNTE, a entidade afirma que as duas bandeiras principais de luta, educação e aposentadoria, que “incendiaram as ruas no dia 15” podem ter o mesmo efeito no dia 30.

“Essas duas frentes de luta são faces da mesma moeda e que, se potencializadas de forma adequada, tem o condão de incendiar as ruas desse país, já que ambas as bandeiras representam um ataque ao futuro de todos os brasileiros e as brasileiras. É fundamental que a unidade dessas pautas reverbere em todo canto do Brasil”, diz trecho do documento.

Contingenciamento é igual cortes

O presidente da CNTE disse que o ministro, tanto na mídia como em conversas de bastidores, afirma que não é corte e sim contingenciamento como forma de diminuir o problema. “A palavra pode ser diferente, mas o resultado da ação é igual. Na prática, é tirar dinheiro do orçamento destinado a educação”, afirmou Heleno.

Veja onde já tem ato marcado:

São Paulo (SP)
Local: Largo da Batata
Horário: 16h

Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 15h

Porto Alegre (RS)
Local: Esquina Democrática – Borges de Medeiros X Rua dos Andradas
Horário: 18h

Belo Horizonte (MG)
Local: Praça da Estação – Avenida dos Andradas
Horário: 9h

Brasília (DF)
Horário: 10h

Salvador (BA)
Local: Praça do Campo Grande
Horário: 10h

Curitiba (PR)
Local: Praça Santos Andrade
Horário: 18h

Fortaleza (CE)
Horário: 10h

Goiânia
Horário: 15h
Local: Praça Universitária

Belém (PA)
Horário: 13h

Recife (PE)
Local: Rua da Aurora
Horário: 15h

Manaus (AM)
Local: Praça da Saudade
Horário: 15h

Natal (RN)
Horário: 10h

São Luis (MA)
Local: Praça Deodoro
Horário: 15h