Camaradas e amigos lamentam a morte precoce de Elias Ferreira

A morte prematura do militante do PCdoB Elias Ferreira Lima, ocorrida nesta quarta-feira (22), em Fortaleza, repercutiu intensamente entre seus camaradas de partido e em seu amplo círculo de amizades. A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, assim como a direção cearense do partido e a União da Juventude Socialista do Ceará emitiram notas de pesar.

Elias Ferreira Lima - Foto: Arquivo

Em sua mensagem, Luciana Santos, falando em seu nome e do PCdoB, destacou a trajetória de Elias Ferreira como militantes estudantil e como assessor de parlamentares comunistas. Lucaiana afirmou ainda que se unem à família de Elias “para tentar superar esta perda enorme para os seus parentes e para nossas fileiras militantes”.

Para a direção estadual do PCdoB no Ceará, onde Elias iniciou sua militância ainda muito jovem: “Há perdas que doem mais; proporcionalmente à coerência e grandeza da pessoa humana que existe dentro de cada um de nós. Elias faz parte do plantel de eternos lutadores”. Os comunistas cearenses também destacaram a trajetória militante de Elias “sempre com extremadas consciência e responsabilidade” até o último dia de sua vida. Ao final, a nota enfatiza: “Mais uma vez, reafirmamos: como você, estaremos sempre na luta!”

Já a União da Juventude Socialista do Ceará lamentou “a dolorosa perda do camarada Elias Ferreira, militante do Partido Comunista do Brasil e ex-líder estudantil”. A juventude socialista ressaltou o apoio “com letras de luta e coragem” que Elias sempre deu à entidade, com a qual “esteve lado a lado lutando por uma sociedade mais justa e menos desigual”.

Leia abaixo a íntegra das mensagens:

Presidenta do PCdoB

Em nome do Partido Comunista do Brasil, e em meu nome, expresso neste momento os mais sentidos pêsames pelo falecimento prematuro de nosso camarada e amigo Elias Ferreira Lima, irmão do vereador do PCdoB de Fortaleza Evaldo Lima.

Elias foi diretor da UBES nos anos 80 e membro da UJS do Ceará. Jovem ativo e inteligente prestou assessoria a vários deputados federais de nosso Partido na Câmara dos Deputados, entre eles Edmílson Valentim, Socorro Gomes, Chico Lopes e o metalúrgico Assis Melo, deixando uma plêiade de amigos e camaradas no Distrito Federal.

Nos unimos à sua família para tentar superar esta perda enorme para os seus parentes e para nossas fileiras militantes.

Luciana Santos
Presidenta Nacional do PCdoB

PCdoB – Ceará

O conjunto de filiados e amigos que constitui o PCdoB no Ceará lamenta profundamente a perda prematura do camarada Elias Ferreira Lima. Há perdas que doem mais; proporcionalmente à coerência e grandeza da pessoa humana que existe dentro de cada um de nós. Elias faz parte do plantel de eternos lutadores; desde muito jovem, quase um menino, no início dos anos 80, vinculou-se às lutas do jovens secundaristas na UMES de Fortaleza e, na sequência, atuou na combativa União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Neste mesmo período, se filiou ao Partido Comunista do Brasil, legenda que até hoje honrou com sua dedicada participação. Cumpriu tarefas em São Paulo, Brasília e Fortaleza, onde atualmente é membro do Comitê Municipal e dirigente do Distrital Aldeota/Praia, sempre com extremadas consciência e responsabilidade.

Neste pouco mais de meio século de vida, Elias soube construir, por toda parte onde andou, incontáveis amigos e inúmeros camaradas. Despedimos de você, camarada Elias, com muita saudade e as nossas combativas e sinceras reverências. Mais uma vez, reafirmamos: como você, estaremos sempre na luta!

Partido Comunista do Brasil-Ceará

UJS – Ceará

A União da Juventude Socialista, por sua direção estadual no Ceará, vem a público externar seu profundo pesar e lamentar a dolorosa perda do camarada Elias Ferreira, militante do Partido Comunista do Brasil e ex-líder estudantil.

Elias foi da UJS e da Executiva Nacional da UBES, onde ajudou a escrever a história recente do nosso país. Com letras de luta e de coragem, foi um grande apoiador da nossa entidade e esteve lado a lado lutando por uma sociedade mais justa e menos desigual.

A UJS está de luto pela morte inesperada e precoce do camarada Elias Ferreira e solidária aos seus camaradas, filhos, esposa, amigos, colegas e familiares.

Elias, Presente!🌹✊🏼