ALBA-TCP aprova Declaração contra escala agressiva na América Latina

Entidade reuniu-se em Havana, Cuba.

Do jornal Granma

yy

Com a presença do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, os ministros das Relações Exteriores e chefes de delegações dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio de Os Povos (ALBA-TCP), reunidos nesta capital por ocasião do 18º Conselho Político, aprovaram uma Declaração Final na qual expressam sua preocupação pela escalada agressiva contra a Nossa América, as ações contra a paz e a segurança regionais e especialmente as ameaças do uso da força contra a República Bolivariana da Venezuela.

A declaração afirma que essas ameaças constituem uma ameaça à paz regional em oposição aos preceitos contidos na Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz e destaca a resistência do governo venezuelano e do povo à interferência externa e às medidas coercivas unilaterais contra o seu país.

Da mesma forma, renova-se o apoio ao presidente constitucional Nicolás Maduro Moros, à Revolução Bolivariana e Chávez e à união cívico-militar de seu povo, expressa-se o apoio à iniciativa do «Mecanismo de Montevidéu» e se rejeita a violação da inviolabilidade das missões diplomáticas locais, em total violação da Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas.

O documento ratifica o apoio dos países membros da ALBA-TCP ao processo de diálogo e negociação do Governo de Reconciliação e Unidade Nacional da Nicarágua e a rejeição do comportamento intervencionista do governo dos EUA e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Da mesma forma, é rejeitada a Doutrina Monroe, um antigo reflexo da ambição hegemônica e imperialista dos Estados Unidos sobre as terras e povos das Américas, e se exige o apoio da comunidade internacional para o levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba e a decisão do governo dos EUA de ativar o Título III da Lei Helms-Burton.

Além disso, foi abordada a necessidade de fortalecer a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), como mecanismo de acordo político regional.

Os países membros da ALBA-TCP também saudaram a aprovação da nova Constituição da República de Cuba.

A Declaração apoia a presidência pro tempore da Bolívia à frente da Celac e reafirma o apoio ao povo e ao governo desse Estado plurinacional para uma saída para o mar com soberania.

Os membros da ALBA-TCP rejeitaram as medidas adotadas contra os países caribenhos, considerando-as jurisdições não-cooperativas, ao mesmo tempo em que acompanham seu pedido de indenização e justiça restaurativa pelo genocídio da população nativa e pelos horrores da escravidão e do tráfico de escravos.

O documento defendido em Havana também acolhe a comemoração, de 25 a 28 de julho deste ano, da 25ª Reunião do Fórum de São Paulo em Caracas, Venezuela, espaço que contribuirá para o constante diálogo entre forças políticas progressistas e movimentos sociais da região.

O 18º Conselho Político defendeu também a realização da Reunião Ministerial do Escritório de Coordenação do Movimento de Países Não Alinhados, a ser realizada na República Bolivariana da Venezuela, de 20 a 21 de julho de 2019.

O secretário executivo da ALBA-TCP, David Choquehuanca, destacou ao final da reunião que esse mecanismo de integração regional deve se erguer com identidade própria e com um pensamento descolonizador que permita que a cultura da vida e da paz prevaleça.

Assegurou que devemos defender e construir o nobre caminho da integração, daqueles que buscam a justiça, da verdade, para priorizar mais o «nós» e menos o «eu» e trabalhar juntos contra o neoliberalismo, a guerra e pilhagem dos recursos e, assim, defender a soberania, a paz e a integração em face da dominação e a subjugação.