Os absurdos gastos militares da Otan

Organização sustenta poder imperialista norte-americano.  

gg

Otan: 70 anos de gastos absurdos para satisfazer "patrões'". Com essa manchete o site Sputnik News publica matéria dizendo que a organização militar comandada pelos Estados Unidos gasta R$ 91,5 bilhões) anualmente com seu exército. Segundo a matéria, é o caso de indagar como esse recurso poderia ser melhor aplicado. 

"Isso levanta uma questão: por que os países deveriam gastar dez vezes mais do que gastam países como Suíça, Suécia ou Finlândia, que não integram a Otan e se encontram em uma posição e contexto geopolítico semelhante? Com isso, a Sputnik Itália expõe as principais questões ligadas aos interesses da Otan e dos norte-americanos", afirma o texto.

Os gastos são baseados no PIB, mas não são considerados em um sentido absoluto, aproximadamente 1,3% aplicado ao PIB italiano corresponde a muito mais do que 1,3% do PIB sueco (segundo dados de 2009), ou seja, considerando a proporção, eles gastam o mesmo valor que a Itália.

Diz a matperia que a Rússia, por exemplo, gasta quase 4% do PIB, mas nunca como os EUA, que em 2014 já gastavam 4,3% e continuam elevando essa taxa. Contudo, a Rússia não tem apenas um exército soberano, mas sim um exército capaz de ajudar a preservar a soberania até mesmo de seus aliados, e isso foi visto na Síria.

"Se é preciso gastar todo esse dinheiro para ter bases militares de outros países em seu território, então é melhor fazer como a Islândia, que gasta apenas 0,1% em defesa, delegando tudo diretamente na OTAN com a base de Keflavík, afirma.

"Ao invés disso, é gasto aquilo que se gasta para ter um exército normal e soberano sem que de fato seu exército seja nem uma coisa nem outra. O exército italiano não é normal, pois tem como pressuposto inicial o Tratado de Paris, firmado em 1947 com as potências aliadas que venceram a guerra", lembra.

"Dessa forma, a Itália se comprometeu a aceitar as fortes limitações que sempre nos impediram de escolher os equipamentos por nós mesmos. A participação da Otan fez com que muitas limitações fossem ultrapassadas, mas até hoje a Itália ainda não possui seus próprios porta-aviões, submarinos nucleares ou sistemas de lançamento. Em compensação, em território italiano há até setenta ogivas nucleares que nem sequer são da Itália, mas sim norte-americanas, inclusive são administradas por eles", informa.