Cuba, Noruega e Canadá conversam sobre crise na Venezuela

Esforços diplomáticos para resolver a crise na Venezuela ocorrem com a Noruega recebendo em Oslo delegações de ambos os lados e os chefes das diplomacias do Canadá e de Cuba reunindo-se em Havana.

ff

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Christya Freeland, reuniu-se em Havana com o seu homólogo cubano, Bruno Rodriguez, para analisarem a situação na Venezuela, segundo o governo canadiano. “É de importância fundamental que os nossos dois países se reúnam para discutirem a crise económica, política e humanitária na Venezuela”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros canadense, em comunicado, justificando o encontro em Havana.

Por seu lado, o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Marcelino Medina González, está na Noruega desde quarta-feira, onde o tema da Venezuela também está na agenda de trabalhos, no momento em que Oslo procura servir de intermediário. As delegações dos dois lados venezuelanos — o do governo e o dos golpistas — reuniram separadamente com responsáveis do governo norueguês.

A delegação representando o governo de Nicolas Maduro incluiu o ministro da Informação da Venezuela, Jorge Rodriguez, e do lado do golpista Juan Guaidó a delegação contou com o deputado Stalin Gonzalez.

A iniciativa acontece ainda no momento em que o Grupo de Contato Internacional para a Venezuela repete esforços diplomáticos, enviando a Caracas uma missão política. Esta missão política estaá na capital da Venezuela.

Com agências