Paralisação: Estudantes nas ruas dizem não aos cortes na Educação

A manhã desta quarta-feira (15) foi marcada por grandes atos de estudantes de todas as idades contra o governo Bolsonaro e os cortes dos recursos na Educação. Praticamente todas as capitais do Brasil registram atividades. São mais de 24 estados e o Distrito Federal. Trabalhadores de diversas categorias se somaram aos atos, que promete ser a maior desde a eleição de Jair Bolsonaro. Confira as imagens abaixo:

5

Mais de cem universidades e institutos federais estão mobilizadas contra os cortes de 30% no setor. Escolas públicas e particulares também paralisaram em sinal de protesto.

Secundaristas, universitários, pesquisadores, professores, funcionários do ensino, técnico-administrativos foram para as ruas com palavras de ordem contra o corte do orçamento na área, além da luta contra a reforma da Previdência e em defesa da aposentadoria. 

Conclamada pelas entidades estudantis, UNE, Ubes e ANPG, a grande mobilização serve como "esquenta" para a chamada greve geral organizada pelas centrais sindicais para o próximo 14 de junho.
 
 
Pela manhã, o Largo do Rosário, em Campinas-SP lotou de manifestantes. Veja as imagens publicadas na página da UNE, no Facebook;

 

Belo Horizonte

A capital mineira realizou uma grande passeata pela manhã. Segundo a organização, o ato reuniu 250 mil pessoas. A concentração ocorreu no meio da manhã, na tradicional Praça da Estação. Depois, seguiram em caminhada para a Praça Sete e seguiu em passeata pela Avenida Amazonas até a Praça Raul Soares, onde se dispersou depois das 13h, informou o G1.

Estudantes e professores da universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Estadual de Minas Gerais (UEMG) engrossaram o protesto de estudantes secundaristas e professores da rede pública.

Imagens reprodução TV Globo

Confira as imagens de Belo Horizonte abaixo:

 

Distrito Federal

Em Brasília, cerca de 50 mil estudantes, debaixo de muito sol, se concentraram na Biblioteca Nacional e foram em passeata até o Congresso Nacional. O trecho do Eixo Monumental, entre rodoviária e Congresso, foi fechado pela Polícia Militar.

 


Foto: Matheus Carvalho



Fotos: Iberê Lopes

Bahia contra os cortes na Educação

Na Bahia, o ato com escolas e universidades na ruas de Feira de Santana, já reúne 5 mil pessoas. A marcha segue na avenida Getúlio Vargas em direção à prefeitura. Em Salvador milhares saíram do Campo Grande e lotaram as ruas da capital baiana com faixas e cartazes defendendo a educação. Seguem imagens abaixo:

Ubes presente

Direto do Rio de Janeiro, o presidente da Ubes, Pedro Gorki falou sobre as manifestações.

Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, os estudantes foram para as ruas logo cedo. Vídeo abaixo:

A USP de Ribeirão Preto também está #NaRuaPelaEducação.


Sobral-CE também está unida na #TsunamidaEducação.

Imagens do Paraná:



À tarde

As manifestações continuaram na parte da tarde desta quarta-feira (15) nas demais regiões do Brasil. Em São Paulo, a presidenta da UNE, Marianna Dias participou, junto a vários representantes dos movimentos sociais de um grande protesto na Avenida Paulista.

Confira abaixo as imagens:

 

Abaixo mais imagens da Avenida Paulista no fim da tarde. Organizadores falam em 200 mil presentes na manifestação contra os cortes de verbas da Educação.